sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cachapa

Meu amigo, blogueiro e anti-oitentista (mesmo nascendo lá), Murilo Garcez, do blog ehdenorex.blogspot.com mandou mais uma grande contribuição.
Meu maior trabalho foi pensar a receita, pois o cara é publicitário e não cozinheiro, então...


O que é, que é?

Vocês sabem o que parece panqueca, recheio de pizza e gosto de pamonha?
Não!
A resposta seria CACHAPA. A Cachapa é um prato típico venezuelano que tem suas raízes na cultura indígena. É feito com a massa de milho verde integral, assado na chapa de ferro. É um alimento nutritivo, leve de baixo colesterol e rico em fibras.
Em Goiânia temos um autêntico representante da cultura venezuelana para nos servir esse manjar das terras incas.
Alexys,um venezuelano de alma pernambucana e coração goiano, abre a porta de seus restaurante de terça a domingo das 17h às 24h Av. T-3 nº 2.456 - St. Bueno para promover esse maravilhoso intercâmbio gastronômico.
Como cliente assíduo a pelo menos cinco anos da Cachapa, nome também do restaurante, recomendo as de massa salgada (adaptação feita por Alexys para o paladar goiano, já que as típicas cachapas venezuelanas tem massa adocicada), o sabor fica ao gosto do freguês. A minha, 90% das vezes é de bacon.
A massa da cachapa não leva óleo, trigo, leite nem ovo e seus recheios podem ser os mesmos que tradicionalmente usamos nas pizzas, crepes ou panquecas.

MODO DE FAZER (por Rogério Gonçalves)
Ingredientes:

12 espigas de milho
Açúcar a gosto (ou sal a gosto se for de sal)
1 colher de óleo
1 pitada de sal (ou uma colher de sobremesa de açúcar se for de sal)
800 g de queijo mussarela ou branco
Leite se a massa ficar muito firme

Recheio:

Pode ser de doce de leite, de coco com chocolate, de goiabada com queijo, de pizza, de calabresa com queijo, ou o que sua louca imaginação mandar.

Modo de Preparo
Separe alguns grãos de milho
Bata o restante no liquidificador, com os outros ingredientes
Unte ligeiramente uma frigideira com óleo
Esquente e coloque um pouco da massa
Doure os dois lados
Recheie e sirva bem quente

Como vocês podem ver a cachapa é um alimento altamente customizado, agrada tanto incas quanto maias.
In Locuo, para duas pessoas, o lanche acompanhado de refrigerante saí aproximadamente R$20,00

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. anti-oitentista é sacanagem!
    digamos que apenas tenho uma visão um pouco mais critica sobre a época.

    só pra constar a Cachapa de Bacon leva: mussarela, catupiry e, é claro, duas fatias de
    bacon...

    muito bom!
    buen provecho!

    ResponderExcluir
  3. de bacon!!
    uai
    tá la no texto
    desaprendeu a ler foi

    ResponderExcluir
  4. pensa numa pessoa q gosta disso aí. quem me iniciou na cachapa foi uma amiga, Veruska, q agora mora em Brasília. e, sinceramente, não sei se gosto mais das receitas de doce ou das de sal. adoro tudo! e sempre tenho vontade de comer duas, mas acho que é desaforo!

    abç!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente pedida! Desde que conheci a cachapa, me viciei.

    ResponderExcluir
  6. faz tempo que eu não como, mas adoro... será que a receita funciona em casa? Abraços! Luisa

    ResponderExcluir
  7. Olá ... eu amo Cachapa, mas faço de um jeito diferente, acho que adaptado, talvez. Rss

    Na minha vai todas as coisas calóricas ...

    Aqui vai a receita se alguém quiser tentar ...
    -1 xic de leite
    -1 xic de trigo
    -1 lata de milho, com água
    -2 ovos
    -1 col de azeite
    -Sal a gosto

    Normalmente recheio com queijo/presunto ... mas vale tentar outras coisas! Abs

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que separasse a receita da massa. A receita ficou meio dúbia. Agradeço muito se me atender.Um abraço fraterno.
    Zulma Jaime.

    ResponderExcluir
  9. Aprendi a fazer a cachapa, faço sempre em minha casa. É uma festa. Muito gostosa. Também adoro e faço arepas.

    ResponderExcluir
  10. Como deve ser o milho: verde?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. nao o milho tem que ser rosa!

    ResponderExcluir