terça-feira, 13 de maio de 2014

Comitiva portuguesa apresenta novos rótulos em Goiânia


Rótulos tradicionais e recém-lançados da enologia portuguesa serão apreciados, hoje, terça-feira, no Wine Day, promovido pela Qualimpor em parceria com Porto Cave e Sabores de Portugal. O evento será realizado no Castro’s Park Hotel, das 16h às 20h30, com a degustação de mais de 50 rótulos de vinhos e a presença de importantes produtores do país lusitano, representantes das casas  Herdade do Esporão, Quinta do Crasto, Quinta dos Murças, Taylor's e Freixenet.

A comitiva será recebida pelo empresário José Pedro Santos e pela chef Edvânia Nogueira, do Porto Cave. Entre os convidados estão o enólogo David Baverstock e os produtores Tomás Roquette, José Montilla e Fernando Seixas. Os especialistas são reconhecidos pelo trabalho na área de enologia em Portugal.
David Baverstock foi considerado, por duas vezes, o melhor do ano pela revista Wine, em 1999 e 2013. O enólogo luso-australiano, responsável pelos vinhos da Herdade do Esporão e Quinta dos Murças, atraído para Portugal há 25 anos, foi considerado pela revista um “enólogo raro, sério e respeitado por todos os seus pares, discreto, mas responsável por muitos dos grandes vinhos em Portugal, tanto no Alentejo como no Douro”.
O evento é aberto para convidados, que poderão conhecer as vinícolas e os produtores portugueses. A Qualimpor é a importadora exclusiva dos vinhos e azeites das vinícolas portuguesas Quinta do Crasto, Herdade do Esporão e Quinta dos Murças no Brasil. A empresa foi criada em 1995 por João Roquette, que também estará presente no evento, para importar e distribuir os vinhos e azeites da Herdade do Esporão, vinícola de seu irmão, localizada na região do Alentejo.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Comida di buteco- Bar do Chicão e Recanto Chopp

Na última quarta-feira, tive a honra de participar da Caravana Social do Comida di Buteco, em companhia de pessoas super interessantes, como os profissionais da Cya Produção e Eventos e da Voltz Comunicação.

Cheguei de taxi e pequei a caravana no meio do caminho, indo em direção ao Bar do Chicão (Rua formosa, 632 - Qd. D- Lt 03 - Industrial Moca, fone (62) 3295-7653) campeão da edição 2013 do Comida di Buteco.
Fomos muito bem recebidos pelo simpático Chicão e sua família (filho e netinha) que nos brindaram com uma bebida geladíssima e o seu petisco concorrente, o Bola da Copa, que contém 4 bolinhos de inhame com carne seca, recheado com calabresa e mussarela, acompanha molho à moda da casa.
Uma verdadeira delícia! Ao ser mordida, a iguaria estoura na boca liberando um creme maravilhoso que inunda as papilas gustativas de sabor. Para quem não gosta de inhame não se preocupe, você nunca comeu algo assim. Portanto, vá sem preconceito, pois a satisfação é garantida.

A próxima parada foi o Recanto Chop (Av. Ceará, 470 - Lt 08 - Qd. 120 - Campinas fone (62) 3233-8820). Que com a mesma boa acolhida do anterior nos recebeu de braços abertos.
O Recanto Chopp é mais conhecido como Bar do Cabeça, ou Cabeça Branca, apelidos carinhosos do proprietário do mesmo que também empresta o nome para seu petisco, o Medalhão do Cabeça (R$ 16,00), que é um suculento medalhão de Pirarara recheado com presunto e mussarela revertido com bacon, assado na brasa, acompanhado com vinagrete 3 cores e farofa, maionese com salsa.
Nem preciso dizer que este prato é formidavelmente saboroso, e a textura nem de longe lembra o peixe. Podia garantir, se não soubesse que era frango.
Carne firme e saborosa e um sabor perfeito para degustar com cerveja geladinha.
Gente, ainda dá tempo de conferir esses e outros botecos, para mais informações, o site oficial do festival é http://www.comidadibuteco.com.br/goiania/botecos/.
Entrem lá e nos contem onde foram.

Rogério Gonçalves

Bola da Copa

Bolinhos de inhame com carne seca, recheado com calabresa e mussarela, acompanha molho a moda da casa.

Bola da Copa

Bolinhos de inhame com carne seca, recheado com calabresa e mussarela, acompanha molho a moda da casa.

Bola da Copa

Bolinhos de inhame com carne seca, recheado com calabresa e mussarela, acompanha molho a moda da casa.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Comida di Buteco 2014, começa amanhã!!!


Mais amor e mais boteco, por favor! Com esse manifesto da alegria, o Comida di Buteco abre a temporada da cozinha de raiz com 388 receitas inéditas

O Comida di Buteco Goiânia abre as portas para 29 receitas inéditas no período de 11 de abril a 11 de maio. Em um ano especial para o concurso, que completa 15 anos de existência, o tema do petisco é livre e a criatividade é larga! Criado em 2000 com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos, botecos, às novas criações, o concurso Comida di Buteco vem cumprindo um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor. São 15 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em várias cidades do Brasil, em volta das mesas dos botecos. 

Realizado, simultaneamente, em 16 cidades brasileiras, o concurso de cozinha de raiz chega à sua sétima edição, em Goiânia, e contará com 29 botecos participantes. Uma das novidades deste ano é que os estabelecimentos poderão utilizar quaisquer ingredientes para elaboração dos petiscos concorrentes. Segundo a sócia do concurso em Goiânia, Cybelle Bretas, a ideia é instigar a criatividade e a inovação dos proprietários de botecos, além de surpreender o público que visitará os estabelecimentos. 

Os organizadores do Comida di Buteco em Goiânia também programaram uma atração especial para o concurso deste ano: o Circuito Arte e Cultura. Atores do grupo CIA de Star, caracterizados em personagens, farão visitas e realizarão encenações em alguns dos botecos participantes do concurso. A proposta é estimular a interação, brincadeiras, bom humor, lazer e o entretenimento junto ao público, demarcando um roteiro urbano de artes cênicas, com apresentações gratuitas no circuito do Comida di Buteco. 


Como funciona

O concurso Comida di Buteco realiza uma eleição para a escolha do melhor do boteco da cidade. No entanto, engana-se quem pensa que apenas o petisco é avaliado pelo público e jurados durante os 31 dias de realização do concurso. Nesse período, são julgados o tira gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). A média entre todos os quesitos garante o resultado da premiação. “Entendemos que o boteco quando é bom precisa ter excelência em todos estes quesitos”, ressalta Cybelle.

Os votos dos jurados – previamente selecionados pela organização do concurso – valem 50% da nota e o público contribui com os outros 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos das 16 cidades. Em Goiânia, o anúncio dos vencedores será realizado na tradicional Saideira, que em 2014 está prevista para o dia 20 de maio. 


Onde acontece

O Comida di Buteco 2014 trará 388 receitas inéditas, em botecos de 16 cidades. São elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Uberlândia (MG).

Botecos participantes em 2014

1. Alameda 4 
2. Bar da Elaine
3. Bar do Chicão
4. Bar do Dodô
5. Bar do Gaúcho
6. Bar Dom Cirus
7. Bar du Marcelo
8. Bar e Lanchonete Ponto 18
9. Bar Jeová das Moças 
10. Barubar 
11. Bistrô Chica Doida
12. Calambau Minas Chopp
13. Churrasquinho do Dedé
14. Clone Beer
15. Conversa de Boteco
16. Costela e Cia
17. Cupim de Sol
18. Empório Monte Líbano 
19. Mais Beer
20. Matuto Bar 
21. Mr. Espeto
22. Petiscaria Gaúcho Espetos e Caldos 
23. Recanto Chopp
24. Relicário Bar e Restaurante 
25. Salim Muxiba Iguarias Árabes
26. Seleto Boteco 
27. The Dark Side Rock Bar 
28. Woodstock Bar
29. Zito´s Bar



Vencedores 2013 - Goiânia

1º Bar do Chicão (Titanic)
2º Costela e Cia (Casadinho Arretado) / Recanto Chopp (Linguiça da Diretoria)
3º Zero Absoluto (Linguiça Fondida)
4º Bar do Dodô (Ninho de Cobra) / Bar do Gaúcho (Panelinha da Bete)
5º Bar Dom Cirus (Pastelito)

Patrocinadores

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam no seu valor como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Em Goiânia (GO), os patrocinadores são Devassa, Doritos, Vodka SKYY, City Tour, Philadelfia, Trident, Lay´s Batata, Sebrae, Rádio Executiva e TV Anhanguera. 


Ficha Técnica

Comida di Buteco 2014
Data: 11 de abril a 11 de maio de 2014
Locais: 29 botecos, na região metropolitana de Goiânia (GO)


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Chiquinho Sorvetes – o doce sabor de pagar a língua

Confesso que tive um certo preconceito, a primeira vez que bati o olho o nome não me inspirou a mínima confiança, e olha que eu nem tinha chegado a olhar o cardápio! Mas felizmente temos amigos que nos estimulam a rasgar os rótulos e experimentar coisas novas, e nesse caso digo de boa cheia (de sorvete): felizmente mesmo, paguei a língua, quebrei a cara!

Loja do Shopping Passeio das Águas
A sugestão da primeira vez que fomos ao CHIQUINHOSORVETES do Shopping Passeio das Águas foram os Shake Mix, cada um pediu um sabor: Frutello (frutas vermelhas com marshmallow), Negresco e Doce de Leite (o nome fala por si só), Ovomaltine e Nutella (isso mesmo, senhoras e senhores, juntos e misturados) e Ninho Trufado (trufas com leite ninho).

Shake Mix de Frutello
A minha escolha pessoal foi o Negresco com Doce de Leite, como bom goiano sou aficionado por doce de leite, da primeira a última colherada o sorvete a mistura é uma assombro. Absolutamente cremoso e saboroso, os pedaços de bolachas negresco casam incrivelmente com o doce de leite (vou até adotar a mistura em casa).

Negresco com Doce de Leite
Devido ao compromisso investigativo para com os nobres leitores deste blog me senti obrigado a provar os outros sabores para compartilhar o parecer com maior propriedade. Gostei muito do frutello, eles dosam bem as porções de frutas e marshmallow e o shake não fica excessivamente doce, no de ninho trufado, sinceramente, senti falta do sabor do leite ninho que ficou bem apagadinho, e o de Ovomaltine com nutella dispensa comentários para quem conhece esses dois sabores em separado!

Ninho Trufado
Em uma outra investida a rede (que depois da primeira vez fui no Google buscar informações a respeito e fiquei de queixo caído com o tamanho da rede de franquias da marca) além do meu já eleito favorito Shake Mix Negresco e Doce de Leite, provei o Milk Skake da casa; o sabor escolhido foi também de doce de leite e achei a guloseima sensacional!

Depois desta segunda investida fiquei pensando se por acaso a rede não adicionaria algum ingrediente secreto para viciar seus clientes, porque eu realmente fiquei viciado nesse negócio.

Em Goiânia se encontra Chiquinho Sorvete no Shopping passei das Águas e na Avenida Goiás (no sentido Praça Cívica fica logo acima da Avenida Paranaíba), cada Shake Mix sai por R$ 8,00 e o Milk Shake R$ 4,50 (eu acho, mas posso estar enganado, como já sabem minha cabeça não vale muita coisa)

Chiquinho Sorvetes da Avenida Goiás

abs

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Casa Coupê Paraty- O lugar dos petiscos

Conhecida como a melhor casa de acepipes de Paraty-RJ a Casa Coupê (Praça da Matriz- Centro Histórico) inaugurada em 1952, não decepcionou os paladares dos convivas Fernando, Maira e Luisa que comigo foram conferir suas delícias.
Com um lindo visual retrô, o lugar nos recebeu com o atendimento internacional do francês Augustine.





Na citada casa comemos Peixinho Coupê, iscas de Peixe (que estavam duras e insossas) empanadas com Panko e molho especial (R$ 29,50) como entrada até pedirmos algo mais substancial.

Para beber, as garotas pediram Mojito (R$ 16,00 ), que estava na medida certa, deliciosamente refrescante, e nós, os varões, fomos de Bear Beer (R$11,70) uma Strong Ale com 7,7 de graduação alcólica, fresca e potente.


Decidimos então pedir os tradicionais sandubas da casa.
Mais uma vez a divisão foi time azul e time rosa. Homens pediram Cordeiro Coupê, com 150 g de hamburger de pernil de cordeiro, queijo Brie, Alface e molho de hortelã, acompanhado de batatas texanas (23,90). Formidável, com o molho na medida para contrapor a remosidade natural do burrego, que era tenro e macio. Uma delícia!


As garotas foram Burguer ao Poivre, 150g de hamburguer na crosta de pimenta preta moída, cebola roxa, queijo Gruyère, alface, tomate e molho especial (R$ 22,80). Experimentei mas preferi o meu, estava gostoso, mas achei o sabor bem convencional, sem contar que não vi nada de crosta.
Ao escrever o post quase tive um treco de saudades daquela cidade mágica.
Para quem não conheceu, não perca tempo, faça logo sua reserva para o carnaval ou férias de julho.

O ambiente conta com wifi, cartões de débito e crédito e cobra os 10%

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Old Dog – esqueça os velhos rasga-sacos


 Que Goiânia é a capital dos sanduíches de rua, os famosos e peculiares pits-dog, tá todo mundo meio careca de saber, mas o cachorros quentes sempre tiveram um lugarzinho cativo no coração dos comedores de pequi.

O último dessas iguarias que provei já não é bem uma novidade por aqui, o Old Dog é uma franquia do interior paulista que soltou seus cachorros em terras goianas a pouco tempo, a loja fica na rua 22, no setor oeste, coladinho com o La Eskina.

detalhes dos molhos 0800 que a casa oferece
O local é bem tranquilo e fomos atendidos pela simpaticíssima Naís, responsável pela franquia local, o cardápio tem uma variedade interessante de opções de cachorro quente, dos mais tradicionais aos mais inusitados.

Special Dog
Minha escolha foi um SPECIAL DOG (salsicha, tomate, molho especial, alface, batata palha, purê, milho selado com parmesão) e Denise, que é bem adepta das comidas altamente condimentadas, foi de CHILI DOG (salsicha, purê, alface, tomate, chili e tortilha de milho, o famoso doritos), para acompanhar batata frita com cheddar e bacon, além de refrigerantes.

Chili Dog
Não sei se por estar vazio na hora que cheguei, mas achei o tempo de espera do nosso pedido praticamente desprezível de tão rápido que foi! A primeira impressão quando o lanche chegou foi de dois enormes matadores de fome, bem apropriados para nosso estado de espirito do momento. Achei o Special Dog muito saboroso, e bem diferente de outros cachorros quentes que já havia comido, para quem gosta de um lanche apimentado o Chili Dog com certeza é uma boa pedida, fora que os doritos da receita, conferem um charme especial a iguaria.

Batata bem sequinha e deliciosa! (bjo nutri)
Ao final, melhor dizendo, no começo (porque para se ativar o pedido na cozinha a conta é paga antes), o valor do lanche ficou em R$ 29,00! Tudo de bom o custo benefício do estabelecimento. Vale repeteco!

abs


em tempo: nota especial para a embalagem destacável mega prática que que envolve o cachorro quente! a medida que vai se devorando a delícia vai se destacando a embalagem, achei genial! 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Você é o Chef- Filé de pistache e vinho em purê: Todo mundo pode ser um Troisgros


Sua gata vai para seu apê e quer impressioná-la tirando uma chinfra de chef internacional, mas a maior façanha gastronômica já conseguida foi jogar queijo ralado no miojo?
Agora você pode dizer adeus aos tempos de Zé Podreira e incorporar o Alex Atala em sua cozinha.

A novidade é "Você é o Chef" da Arte Gourmet. Um kit preparado com ingredientes medidos milimetricamente e selecionados com muito cuidado, acompanhados de um guia explicativo tão claro que até um prossímio sem polegar opositor conseguiria se fazer de estudante da Cordon Bleau!

Eu que tenho dificuldades em seguir receitas e vou "no olhão" decidi me esforçar para não dar meu toque pessoal e vou dizer:
O resultado ficou fenomenal! Muito além do que eu esperava. Com cara de bistrô parisiense e beeeeem mais barato.

Ficou bonito né? Nem te conto o quanto ficou gostoso...
O romantismo estará no ar e você será regiamente recompensado pela patroa.
Para quem estiver se coçando para colocar seu toque blanche, aviso que são 12 opções de receitas da alta gastronomia para serem feitas em casa, incluindo entradas e sobremesas.
Os pedidos devem ser feitos na internet, no site www.artegourmet.com.br, inicialmente com 48 horas de antecedência.

Por: Rogério Gonçalves