quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Camarões salteados com erva-doce, salada de flor, creme de mussarela de búfala e queijo emental acompanhados de salsão ao hortelã e vinho frisante, por meros R$ 28,00

Gastronomia requintada custa caro? E seu eu disser a vocês que nesta terça-feira criei um jantar requintadíssimo para 4 pessoas, com direito a frisante red nacional por, R$ 28,00 vocês acreditariam?
O cardápio foi todo montado comprando ingredientes no Carrefour e numa feirinha aqui perto de casa, num setor chamado Vila Morais.
Os pratos foram: Camarões marinados salteados com erva-doce, cobertos por molho gratinado de mussarela de búfala e queijo emental, salsão à juliete salteado com hortelã, salada de flores comestíveis e arroz cozido ao leite de coco. Para beber, o delicioso frisante nacional Sunny Days red da Miolo. 
A composição do prato nasceu à esmo, como os bons pratos são criados. Sem ter idéia do que fazer, fui andando pelo carrefour e olhando produtos bons de promoção e em pequenas quantidades, o mesmo ocorreu na feirinha.
O prato ficou riquíssimo em sabores, e foi aprovado inclusive pelas crianças.
Como fazer? Segue aí a receita passo por passo.
Salsão: Corte o talo do salsão à juliete (em tiras finas), refogue em manteiga alho em lâminas e hortelã, coloque então o salsão e deixe em cocção com tampa até ficar tenro, separe.
Camarão: Deixe o camarão marinar em limão, sal e pimenta branca, aqueça numa frigideira azeite, coloque então dois ramos de erva-doce picados. Não toste, deixe apenas soltar o sabor, salteie então os camarões limpos, tomando o cuidado para que eles não queimem, separe.
Molho de queijo: Aqueça manteiga numa panela, derreta então o queijo emental. Acrescente 100 ml de leite gelado para talhar, acresente um 5 colheres de creme de leite, sempre mexendo. Corte 3 nós de mussarela de búfala picados e mexa mais até praticamente secar (é isso que vai dar o sabor gratinado). Separe.
Arroz: Prepare o arroz da forma normal, trocando a medida de um copo de água por um copo (200ml) de leite de coco.
Salada de flores: Lave bastante as flores (usei as de agrião) e tempere com sal, limão e azeite na hora de montar o prato.
Disponha o prato como preferir.

2 comentários:

  1. pq o convite da degustação não chegou pra mim aqui em casa hein??

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma delícia... Só faltou revelar o nome de quem fez o arroz!

    ResponderExcluir