terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Tender ao vinho com purê de maçãs e farofinha de aveia

Olá meus amigos e amigas!
Depois de tanto tempo invernado na dura tarefa de percorrer festas reveillonescas estou de volta e como prometido postarei as receitas dos leitores.

Hoje vou postar uma receita que é a cara da minha ex-sogra (aliás...se fosse não abriria o apetite.rsrsrs).

Um prato que honestamente é um de meus favoritos, e que foi gentilmente cedido por minha ex-consorte (ou seria com sorte?) e grande mentora intelectual Luisa Dias:

Tender ao vinho com purê de maçãs acompanhado de farofinha de aveia.

O Tender, suculento e deliciosamente temperado, fica molhadinho e com um sabor inconfundível de uvas que ulula nas papilas gustativas subindo vaporosamente pelas narinas, fazendo com que você acredite que há algo mais divino que pamonha frita.

Quando mergulhado no suave purê de maçãs então....A impressão que tenho é que meus neurônios entram em conflito pela bombástica efusão de sabores doces e salgados e me fazem perder o controle de quanto eu como (que desculpa boa ein?!?).

A farofinha então...é o anexo perfeito! Seu paladar farináceo percorre a língua acalmando as papilas para a próxima dentada no tender.

Vou encerrar o post aqui com a receita antes que tenha uma síncope.

Beijo em cada um e uma.

Tender
Ingredientes:

01 Tender desossado;
01 copo de vinho branco seco;
02 dentes de alho;

Modo de fazer

Faças cortes superficiais em formato de losango no tender. Mergulhe no vinho branco durante três horas antes de levar ao forno. Esfregue o alho levemente amassado por todo o corpo do Tender. Coloque para assar em forno pré-aquecido a 100 graus coberto em papel alumínio. Asse por 20 minutos e retire o papel alumínio. Regue com o marinado de vinho a cada 5 minutos por mais 20 minutos.

Purê de maçã

Ingredientes

20 maçãs
2 litros de água
1 limão

Modo de fazer

Descasque as maçãs e coloque para cozinhar em dois litros de água já temperado com o suco de 1 limão. Cozinhe até formar uma pasta não uniforme. O purê deve ser servido quente.

Farofa de aveia

Ingredientes

200 gramas de aveia flocos finos
200 gramas de bacon defumado em cubos
02 ovos cozidos e picados
200 gramas de azeitona verde picada
Sal a gosto

Modo de fazer

Frite o bacon até dourar. Acrescente os ovos, as azeitonas e a aveia. Tempere com sal. Deixe fritar até a farofa ficar soltinha.

Um comentário: