terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Bacalhau da familia Garcez Henrique

Natal é época de confraternização, e aqui em casa em especial e dia de casa cheia. Minha família é bem grandinha, e o Natal é uma data que todos os irmãos e netos se reúnem em volta do fogão para ver minha mãe cozinhar, porque ninguém é doido de tirar ela de lá e correr o risco de ter uma ceia com sabores desagradáveis.
Antes de falar sobre o que comi no natal, como meu gastronômico amigo pediu, gostaria de falar uma das teorias sobre o surgimento da ceia de Natal (juro que vai ser bem rápido, rápido mesmo, pode continuar lendo o texto).
Bem, dizem que a Ceia de Natal nem de longe veio de um costume cristão, uma das teorias que ouvi a respeito do surgimento desse costume veio da cultura nórdica. Os vikings se reunião para celebrar o surgimento do sol, depois do longo período de neve, essa época coincidia com a época do abate dos animais. Então se fazia uma grande festa em homenagem ao sol e ao novo recomeço para eles. Tempos depois o cristianismo incorporou essa celebração como forma de prestar homenagem ao menino Jesus.
Viu, nem foi tão grande assim. Mas vamos ao que comi no Natal.
Como somos de uma casa portuguesa, com certeza, a melhor cozinheira que conheço (mamãe) faz uma bela Bacalhoada, que dizem as lendas é receita de meu avô paterno, que veio de Portugal ainda mocinho. Tudo regado a muito vinho.

Mas vamos tentar reproduzir essa maravilha que me empanturra todo Natal.

Bacalhau da família Garcez Henrique

Ingredientes:

· 2 kg de Bacalhau do bom;
· 3 kg de Batata miúda;
· 2 kg de Cebola;
· 4 kg de Tomate bem maduro;
· 500g de Azeitona Preta;
· 1 moí de Couve;
· 3 dúzias de Ovos;
· Azeite de Oliva;

Modo de Preparo:

Desalgue o bacalhau, de preferência com bastante antecedência, em água fervente. Cozinhe as batatas, a couve e os ovos, numa outra prepare um molho ao sugo com os tomates, a cebola e as azeitonas pretas com bastante azeite de oliva, não deixe de reservar um pouco para regar a iguaria depois de pronto.

Depois do Bacalhau desalgado e as batatas e a couve cozidas comece a montando o prato picando os ingredientes, e vá montando alternando as batatas, os ovos e bacalhau, como numa salada.
Ao final regue com bastante molho de tomate ,azeitona e cebola. E coloque na geladeira para ser servido frio.

A receita rende duas grandes travessas, que aqui em casa é mais que suficiente.

O pulo do Gato:

Prepare o prato de um dia pra outro para que o tempero incorpore ao bacalhau, fica de comer rezando.

Bom, não sei se consegui passar de forma fidedigna a receita que leva a loucura nas festas de fim ano, mas o caminho é esse.

Abraços e um ano novo delicioso a todos!!

Murilo Garcez

Nenhum comentário:

Postar um comentário