terça-feira, 31 de março de 2009

Tartar de Filé - Ristorante San Lorenzo


Seguindo meu roteiro pela capital nacional, posto aqui duas iguarias saboreadas com meu amigo (mecenas da minha arte de degustar, na ocasião) e empresário, Tiago Lopes ,no Ristorante San Lorenzo.
O local, um elegante restaurante de muito bom gosto, preserva peculiaridades familiares, a começar pela polpuda presença do proprietário, um maçulento e simpático conviva entre as mesas dos fregueses.
Inicialmente, meu guia pelos prazeres planaltinos solicitou ao garçom um prato que o fez arregalar os olhos, como quem ouve uma profanação de enrubescer as faces, o sectário Tartar de Filé, prato somente feito aos membros do clã dos Lorenzo, pois de tão trevoso não constava sequer no menu.
Sem pestanejar, crendo sermos membros daquela irmandade secreta, o diácono em 15 minutos nos regalou os olhos com aquele amontoado exotérico de carne crua, alcaparras, cebolas e algum tempero, que identifiquei como salsa, tudo isso emoldurado por lascas de pão branco.
Fiel que sou ao finíssimo paladar de meu conviva, dei uma suculenta mordida no acre pitéu.
Confesso a vocês que no momento em que mascava tal guisado, pensei honestamente se tratar de um rito de iniciação, daqueles em que um jovem Tupinambá prova sua coragem num rito de antropofagia. Não gostei muito do prato (não me diga!!!), mas acredito com sinceridade que se houvessem marinado por mais tempo, seria uma iguaria que teria muito apreço, inclusive indicando.
Mas nem tudo se perdeu...Naquela noite experimentei algo definitivamente fascinante, que elevou meu conceito do Ristorante San Lorenzo, o Pesce a Guarajuba, cujo olor me lembrou algo...bem...digamos....que está entre as coisas que mais aprecio. Mas esta delícia fica para a próxima postagem.
Segue a minha versão do Tartar de Filé.


Tartar de Filé:

Ingredientes
300g de filé;
100g de tomates maduros;
80g de pão;
100g de queijo fresco;
15g de azeitona sem caroço;
15g de pepino;
15g de alcaparras;
½ limão;
15ml de conhaque;
10ml de molho inglêsAzeite, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
1º Passo: Lave bem os tomates e pepinos. Leve os tomates ao fogo, numa panela com água fervendo para retirar a pele. Bata no liquidificador e reserve.
2º Passo: Corte o pão em pequenos pedaços, toste numa frigideira com um fio de azeite e reserve.
3º Passo: Pique as alcaparras, a azeitonas e pepinos, junto com seis folhas de rúcula. Depois de tudo picado, junte com a carne bem cortadinha, para ficar quase moída.
4º Passo: Amasse todos os ingredientes. Acrescente sal, pimenta e gotas de molho inglês. Por último adicione o suco de limão, conhaque e os pedaços de pão até homogeneizar a mistura.
5º Passo: Tempere o molho de tomate com sal e pimenta se preferir. Coloque no fundo de um prato ou travessa se preferir. Por cima coloque pequenos pedaços da mistura da carne feita em tamanho pequeno e no formato aredondado. Sempre uma camada de carne e uma de queijo cremoso.
6º Passo: Por fim, adicione tomates picados por cima e azeite. Sirva e aproveite

2 comentários:

  1. espera aí: vc não fez outra coisa em Brasília não, além de comer? kkkkk.

    abç pro cê!

    ResponderExcluir
  2. Temos Tartar de Robalo tambem!

    Abraços

    ResponderExcluir