segunda-feira, 2 de março de 2009

Thiosti - Caldo Verde

Em comemoração aos tristes 30 anos desse velho "homem de 30", convidei convivas queridos de diversas tribos, mas com o mesmo amor (os trinta me deixaram mais sensível) para aproveitarmos o ensejo e farrearmos um pouco.

A escolha foi o Thiosti, um restaurante super-agradável no setor Marista.

O ambiente maravilhoso, o cardápio relativamente barato, cervejas diversas...bem, tudo quase perfeito, tirando a grande demora na confecção dos pratos.
Entre piadas e lembranças, namorei o cardápio por horas.
Minha pedida de entrada foi o famoso prato português caldo verde, R$ 7,00. Que honestamente achei ralo e meio sem graça. Mas como sempre vou dar a receita melhorada aqui neste tão bacaninha blog.
Meus convivas Pierre, Bianca, Beto, Dani, Lilian, Marcelo, Léo, Anelise, Bima, Renatho, Alessandra, Murilo, Denise e Luisa, meu muito obrigado por vocês existirem e estarem presentes em mais esse momento (como disse, estou super-emotivo).

Receita:
Ingredientes: 1 xicara de azeite de oliva;
2 dentes de alho;
450g de couve;
150g de linguica portuguesa cortada em rodelas;
2 litros de agua;
4 batatas medias semcasca e em pedacos;
sal a gosto;

Preparacao:

a) Leve ao fogo uma panela com agua e sal e um dente de alho inteiro. Assim que comecar a ferver acrescente as batatas. Quando estiverem macias retire-as, passe por um espremedor, coloque de volta na panela e abaixe o fogo. b) Lave, escorra, retire o talo central e enrole as folhas de couve, uma sobre a outra, e corte-as bem fininho. O mais fino possivel, pois este e' um detalhe importante. Deixe de molho, por 10 a 15 minutos, em agua fria. Em seguida, troque a agua duas vezes mexendo a couve com as maos e transfira para um escorredor. c) Coloque a couve na panela com a batata, o azeite e o dente de alho restante e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe ferver por uns tres minutos. Acrescente a linguica cortada, confira o tempero, deixe ferver por mais 5 minutos e sirva.


2 comentários:

  1. mas bão mesmo lá tava aquele Devassa Ruiva geladinha!!!

    mais uma vez parabéns meu brodi!!!

    ResponderExcluir
  2. credo, tá com preguiça demais... Luisa

    ResponderExcluir