terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Natal e Bacalhau! O Atlântico desagua no cerrado?

De volta à civilização e renovado para novos horizontes, venho contar a vocês, serelepes e panetonescos amigos o que fiz e o que comi no natal.

Estava eu em pleno dia 24 em minha humilde tapera, aguardando os momentos precedentes da tradicional ceia e imaginando o regabofe cujo qual mascaria mais tarde, quando um despretensioso "vamos?" solavancou minha vontade de inaugurar um natal entre amigos.

Convidei o bocejante Negróide (chamo meu irmão Daniel assim e sempre ouço um rosnar logo após) para dentro de 2 horas estarmos em Pirenópolis, onde celebraríamos o dia do nascimento de Cristo entre amigos da família Marcelino Alcanfôr.

Para meu espanto e júbilo, o (quase nunca) bem humorado fratelo já foi arrumando a mochila para o furtivo passeio.

Gente, e que passeio! Entre caminhos sorrateiros e encafifados por matas recônditas, nosso ciceroni Léo Alcanfôr nos aduziu às mais belas e ocultas cachoeiras da cidade.

O frio cortante da água que corria aos borbotões foi abrandado pelo calor da presença dileta de Negróide, Robson, Léo e Pierre, meus amazios companheiros da empreitada aventureira.

Á noite, fomos brindados pelos já propagandeados dotes culinários de Bianca e Luzia, duas maestrinas na arte da cocção, com acepipes dos mais diversos que abriram nossos voracíssimos apetites para a grande estrela da noite, o bacalhau premium ao molho de mini camarões!

Imaginem o Cod (nome do peixe que é feito o bacalhau) mais grosso e suculento que já nadou nas águas da Noruega, pois então, foi parar no Empório Piquiras e por sorte em nossos estômagos.

O prato é feito seguindo as tradicionais receitas de bacalhau em camadas, porém com o plus do molho de tomates pelatti e mini-camarões entremeando as lâminas de nosso amigo Gadus Morhua.

Essa delícia ártica saboreada na terra das geladas águas de Piri, fez-me sentir entre mergulhos gélidos no mar de Barents no Atlântico Norte.



Um comentário:

  1. meu brodi!!!
    feliz ano novo pra vc
    com muitas experiências culinárias para enriquecer este delicioso blog
    e quem sabe nesse ano eu tenha a sorte de participar destas aventuras culinárias que só vc consegue....
    grande abs

    ResponderExcluir