sexta-feira, 28 de outubro de 2011

La Eskina - 3 olhares sobre o local!


No jornalismo, aprendemos que o ponto de vista muda de acordo com o lugar onde estamos posicionados. Na gastronomia, não podia ser diferente. Sem os rótulos e o preconceito, cada um de nós tem uma experiência à frente da comida. Os sabores causam sensações diferentes que são enraizadas em nossas memórias afetivas e podem nos levar aos mais diversos lugares.
Esta semana passada, em deliciosa visita ao La Eskina, propus aos dois blogueiros  desta delícia um desafio: relatarem com seu estilo e sua visão pessoal a mesma experiência. Com os textos e registros fotográficos de ambos em mãos, podemos ver o que é importante para cada um, o olhar, a cor que toca. E eis que, nesta aventura maravilhosa, se junta o leitor José Roberto Custódio, que indicou o lugar ao Murilo Garces e ao Rogério Gonçalves.
Então, vamos visitar esta esquina por três dias para conhecer como três pessoas experimentaram a comida mexicana do La Eskina.
Com vocês: José Roberto Custódio.

Luisa Dias - Jornalista


"Na última sexta-feira, 21/10, tive a oportunidade de conhecer o bar e restaurante mexicano La Eskina. Localizado na rua 22, esquina com a R-11, no Setor Oeste, o bar me causou uma ótima primeira impressão: Além do ambiente super agradável, fui muito bem recepcionado pela funcionária que controla a entrada e saída de clientes. 
O bar estava lotado, mas os poucos minutos aguardando uma mesa foram recompensados. A decoração composta por painéis, sombreiros e cactos, acompanhada de música latina no volume ideal, causou-me a impressão de que eu estava numa autêntica taberna em Guadalajara.
    O cardápio é bastante diversificado, com muitas opções de pratos mexicanos (a la carte ou rodízio), drinques, sucos e cervejas. Os drinques elaborados pelo estabelecimento têm um cromatismo perfeito, aguçando o paladar de qualquer pessoa. Um deleite para aqueles que gostam de bebidas diferentes. Preferi a velha e boa cerveja. Primeiro, uma Heineken e, depois, uma cerveza mexicana chamada Dos Equis, que possui um sabor suave e refrescante.
Sou aficionado por comidas condimentadas e por temperos exóticos e, apesar do meu restrito conhecimento sobre a culinária mexicana, eu tinha um ávido desejo de conhecê-la melhor. Para suprir minha fome e minha ignorância sobre a culinária da terra de Zapata, eu optei pelo rodízio, pelo preço justo de 21,90 por pessoa (às terças e quartas o rodízio custa 18,90).
Os pratos são servidos em pequenas porções em seqüência ou de acordo com a preferência do cliente. Primeiro, serviram uma panelinha com chilli dip (feijão com carne moída, coberto com cheddar) acompanhado denachos (tortilhas de milho), guacamole (purê de abacate bem temperado), sour cream (uma espécie de fermentado de creme de leite), pico de gallo (uma espécie de vinagrete), salsa (molho de tomate com salsa e pimenta) e molhobarbecue (molho agridoce).
Em seguida, serviram quesadilhas (massa de trigo fininha com várias opções de recheio), burritos (trouxinha feita com massa de trigo, recheada com calabresa, carne moída ou frango), enchilada (panqueca de milho recheada),chimichanga (tipo o burrito, mas com chilli presente no recheio, que pode ser de calabresa, carne ou frango) e taco(tortilha de milho, recheada de frango, calabresa ou filé). Tudo estava delicioso, sobretudo os burritos e os tacos, e devidamente servido por solícitos garçons, que me descreveram atenciosamente cada prato.
De maneira geral, a comida mexicana é bastante condimentada, mas não achei os pratos do La Eskina muito apimentados. Minha namorada não gosta de pimenta e se queixou apenas do taco de filé que, segundo ela, estava mais apimentado, porém, divino. Pra finalizar, comi duas quesadilhas doces, uma de morango com chocolate e uma de banana com chocolate, acompanhadas com uma bola de sorvete.  
Não posso me esquecer de mencionar que um dos proprietários do restaurante passa de mesa em mesa tirando fotos dos clientes usando aqueles belos e coloridos sombreiros e explicando melhor como combinar a comida com os molhos. Até uma fábula sobre um inca que se apaixonou por uma princesa asteca ele contou. Só faltaram mesmo uns mariachis tocando para apimentar ainda mais a sexta-feira fria e chuvosa.
Pra quem gosta de comida mexicana ou quer experimentá-la, o La Eskina tem o tempero certo. Recomendo."

José Roberto Custódio, professor e historiador.


5 comentários:

  1. faltou nossa nobre editora assinar a introdução do post, né Luisa?
    ou seria descuido no nobre Rogerão?

    ResponderExcluir
  2. Poxa, legal terem postado minha opinião. Agora quero ver a visão dos dois blogueiros.
    Sempre que eu descobrir algum lugar novo e interessante, virei aqui dar a sugestão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que é isso Murilo, olha lá que está em azul (rs)! José Roberto, a casa é sua. Quando estiver inspirado escreva pra gente.

    ResponderExcluir
  4. Qual é mais ou menos a média dos preços dos pratos?

    ResponderExcluir