quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Território da Picanha, nem precisei ir longe



É sempre muito bom sair para comer. A gente pega o carro fica circulando pela cidade olhando a cara dos locais para ver se algo, ou alguém, te seduz a entrar em busca do alimento do corpo e do alimento social, afinal somos seres sociais.

Nesse hábito de zapear pelos estabelecimentos, às vezes, acabamos negligenciando aqueles locais que ficam próximos de nossas casas; não por despeito, mas simplesmente pelo hábito de dirigir.


Um belo dia olhei próximo ao meu prédio, bem na esquina da Praça Santos, e me deparei com o TERRITÓRIO DA PICANHA, um bar que ocupa um bom pedaço de quadra, com uma quantidade considerável de pessoas e um delicioso cheiro de carne assada.


Paramos e começamos a estudar o cardápio, entre pratos, carnes na chapa, porções, espetões e espetinhos, um nome se destacou. Na seção de espetinhos estava PICANHA FATIADA, que custa R$ 11,90. Chamei o garçom e perguntei o que aquele espetinho tinha de tão especial para custar tão diferente dos outros, eis que o sacerdote dos botequeiros responde: esse espetinho é um corte maior de picanha.


Opa! Essa palavras foram mágicas, “um corte maior de picanha”. Perguntei o que acompanhava, e eis que novamente respondeu: mandioca, farofa, vinagrete e salada de repolho. A princípio achei estranho uma salada de repolho junto do espetinho mas ainda sim arrisquei.

Antes dos espetinhos chegarem, para aplacar a fome e a ansiedade, pedimos um disco de peixe (R$ 3,90) que vem acompanhado de um molho tártaro. Não é um disco de peixe do Bar do Marronzinho, mas também não ruim não, e também eu estava lá para comer picanha, como o nome da casa sugere, e não peixe. Foi puro olho gordo!


Quando os espetinhos chegaram a primeira coisa que se nota é realmente a promessa era certa, os pedaços de picanha são significativamente maiores que os pedaços de um espetinho comum. Um corte generoso da sagrada picanha bem assado para fechar com chave de ouro minha noite. Em seguida é ver de qual é daquela salada de repolho. E aí que mora a surpresa. Essa saladinha é realmente uma delícia, muito bem temperada que realmente surpreendeu.

Para quem se interessou, o TERRITÓRIO DA PICANHA fica na Av. C, no Jardim América, colado na Praça Santos, no final (ou começo, tudo depende do ponto de vista) da Av. T-8


 abs

2 comentários:

  1. GOIÂNIA inteira já me falou dessa salada de repolho também, dizem que é mega temperada e beeeem azedinha. Fiquei doida para provar! Muito boa a sua dica, só reforçou a minha curiosidade de ir lá. kkkkkkkkkkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. PROPAGANDA ENGANOSA!!!!!!!!!! FOMOS ATÉ O REFERIDO E A PANELINHA É PREÇO FORA DA REALIDADE E NÃO DÁ PRA 2 PESSOAS COMEREM BEM. SOLICITEI UM ESPETINHO DE CONTRA FILE E ME VEIO UMA CARNE TÃO MALDITA, DURA, SECA, PARECENDO ATÉ CARNE DE SEGUNDA AMACIADA E MUITO MAL AMACIADA. O VALOR DO ESPETINHO 8,00 E NÃO SETE. A SALADA DE REPOLHO QUE VEM NO ACOMPANHAMENTO ESTAVA PURO LIMÃO E VINAGRE, IMPOSSÍVEL DE SE COMER DE TANTA ACIDEZ. HORRRIIVEEELLLLL!!!! FOI A PRIMEIRA VEZ QUE FUI ATÉ LÁ E COM A GRAÇA DE DEUS SERÁ A ÚLTIMA. É SÓ SABER ANDAR E VÃO ENCONTRAR PANELINHA FEITA NA HORA, COM SABOR E VALOR MAIS JUSTO. PRA VC TER UMA IDÉIA, A JANTINHA DE UM CARRO DE LANCHE QUE FICA NA ESQUINA DA T-7 COM A AV. C-01 É MUUUIITOOO MELHOR QUE O ESPETINHO DO TERRITÓRIO, E LÁ VENDE UM MACARRÃO E CACHORRO QUENTE DELICIOSOS TAMBÉM, SOU CLIENTE DE LÁ FAZ UM TEMPO E DÁ UM BANHO EM MUITOS BARES POR AÍ. TODOS DEVERIAM COMEÇAR A IR PRA ESSES LUGARES TAMBÉM, POIS HÁ MUITOS QUE TEM PONTO FIXO E SÃO TÃO BONS OU ATÉ MELHORES QUE MUITOS DE NOME POR AÍ. TERRITÓRIO DA PICANHA NUNCA MAIS!!!!!

    ResponderExcluir