quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Escondidinho Bar - Escondidinho de charque

Encerrando minha breve participação no já exaustivamente elogiado festival, posto aqui minha última visita, e a que mais me senti por cima da carne seca, aliás...do charque (ou Chark).
Minha visita dessa vez foi ao Escondidinho Bar, que empresta o nome para sua especialidade, que aliás foi o prato que degustei: Escondidinho de Charque.

O Local: Uma casa onde nos Happy Hours o som é o pagode.
Conta com amplas estalações em L, bem arejada, porém muito escondida.

O atendimento: Chegamos eu e minha digníssima no escondidíssimo lugar - Rua 69 n. 640, Jd. Goiás, em frente á Tv Serradourada- e fomos (mal) recepcionados por um segurança com uma voz que parecia sair do fundo das regiões abissais dos confins da terra, cuja educação certamente foi realizada por sobreviventes de Esparta.
Posteriormente fui então atendido pelo atencioso garçon que ao ser indagado sobre o prato, me respondeu que era macaxeira amassada com carne moída (?!?). Pasmem!!!

Porém, para minha sorte, era apenas mais um fruto das sandices ditas pela bem treinada nata de garçons desta cidade abençoada, ou seja, era realmente Escondidinho de Charque, e não Pasta de Mandioca com Boi Ralado.
Detalhe: Quando me identifiquei como jurado, o garçon queria se esconder dentro de suas cuecas, o gerente veio se despedir e os seguranças fizeram cara de tacho...me senti vingado, e pela primeira vez na vida por cima da carne seca. hehehe.

O Prato: Muito gostoso, não tenho o que reclamar. Temperinho na medida certa, musseline de mandioca muito bem feito, o charque saboroso (porém parecia lagarto desfiado) não passou no sal, bem gratinado...ou seja, um prato certinho, nada de extraordinário.


Valor: R$ 10,00


Escondidinho de Charque:


Ingredientes: 500g de carne de charque cozida e desfiada; 500g de cebola cortada em tiras grossas; 6 dentes de alho grandes espremidos; 1,5kg de mandioca; 2 colheres de sopa de manteiga; Sal e pimenta a gosto; 50g de queijo ralado; Óleo para fritar a carne.

Preparo
Cozinhe a mandioca com sal até ficar bem macia. Bata no processador ou no liquidificador com um pouco da água do cozimento até formar uma pasta grossa. Leve de volta ao fogo com a manteiga, fazendo um purê. Reserve. Frite a carne de charque com a cebola e o alho e tempere com a pimenta a gosto. Não deixe ficar muito seca. Em um refratário faça uma camada com metade do purê, despeje por cima a carne e cubra com o restante do purê de mandioca. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até dourar.
Obs: O escondidinho pode ser servido como petisco, para acompanhar uma cerveja gelada ou como prato principal. Neste caso o único acompanhamento necessário é uma salada leve, com alface, tomate e cebolas

4 comentários:

  1. O seu, com certeza, ficaria melhor...

    Luisa Dias

    ResponderExcluir
  2. wow! deu água na boca!
    Ficou mto bom seu blog, Rogério! Gostei da postagem, com um tom bem divertido!

    beijão

    Núbia - www.nubibella.com

    ResponderExcluir
  3. Rogério, acho q a lu pode ter razão, mas prefiro experimentar pra tirar a prova dos nove. hehehehe.

    abç gde cheff!

    ResponderExcluir
  4. Não rola de visitar seu blog com fome!
    Mas foi uma boa dica o escondidinho de "carne moída". Um prato de dé real aprovado pelo senhor me deixou com o olho grande.
    Vou antes de começar o pagode.
    Adorei seu blog, favoritarei-o.

    ResponderExcluir