segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lula à Doré - Canto da Primavera (Rodriguinho´s House)

Estou de volta depois de um fim de semana delicioso ao lado de bons amigos e excelentes reuniões.

Ontem cheguei do Canto da Primavera, um evento anual que reune em Pirinópolis amantes de boa música e de gente interessante.

Fiquei hospedado na casa do Rodriguinho (que por sinal é perfeita) Secretário em Pirinópolis e amigo que ficou brother neste fim de semana (Abimarules), onde pude, na cozinha-ilha instalada juntamente à sala (isso mesmo, nada de paredes) fazer uma maravilhosa lula à doré.

Nunca tinha feito. Não sabia sequer como limpar a lula, mas agora, me tornei expert neste prato que sai super-baratinho e que impressiona um monte.

Vou postar esta receita que talvez vá se tornar um dos pratos do pub do Léo (não posso divulgar o nome, foi mal) que será construido com pedras e pau brasil (certificado) num dos lugares mais promissores de Piri.

A lula, irônicamente comida por petistas, ficou crocante e bem temperada e custou meros R$ 6,00 o kg. Pasmem.
Tirando o pneu do meu carro que furou na volta, o resto foi sensacional.

Lula à doré.

Ingredientes:

1/2 kg de lula média
1 limão
2 cabeças de alho
sal, pimenta a gosto
300g de farinha de trigo
1 litro de óleo

Modo de preparo:

Após a lula devidamente limpa; corte em aneis, tempere com caldode 1/2 limão, alho, sal e pimenta á gosto.(reserve)Em um recipiente , coloque o trigo temperado c/um pouco de sal.Coloque o óleo em uma panela baixa, aberta com 1 palito defósforo e uma rodela fina de limão no fogo p/aquecer até acendero fósforo.Passe os anéis de lula no trigo bem leve e coloque uma porção napanela. Não mexa até dourar. Após a retirada da porção de lula,coloque uma porção de alho p/fritar e coloque sobre a lula. É sóservir com molho de sua preferência.

Um comentário:

  1. onde vc comprou essa porção de Lula pra sair essa merreca de preço hein?
    de toda forma essa receita eu passo adiante, num me arrisco a comer nada com mais de 4 patas, imagine só com 6 tentáculos...
    arg!

    www.murilogarcez.blogspot.com

    ResponderExcluir