quinta-feira, 22 de julho de 2010

Restaurante Bordeaux (Petrópolis) -Turismo Gastronômico

Todo turismo que se preze tem que ter experiências gastronômicas que chacoalhem nosso paladar, entonces, aproveitei meu período de lua de mel pelo bem servido estado do Rio de Janeiro para exercitar minhas, já bem preparadas, papilas gustativas com sabores e aromas das terras da franja do mar.

Minha primeira parada em terras cariocas foi Petrópolis. Para minha alegria aportei na cidade imperial bem no começo da 21ª Bauernfest, ou Festa do Colono Alemão – uma festa prima irmã da famosa que acontece em Blumenau. Entre danças típicas e Bohemias geladas (a patrocinadora do evento) eu e minha fidedigna esposa nos rendemos a bem temperada culinária alemã; numa porção mista podemos provar de quase um tudo que estava sendo servido na festa: salada de batata, chucrute, pão com alho,lingüiça defumada, salsichão tradicional e de vitela, tudo regado com baste mostarda escura e cerveja gelada, só faltou o mal encarado Joelho de Porco.

Ainda em Petrópolis saboreamos um maravilhoso fondue de carne num antigo estábulo transformado no charmoso Restaurante Bordeaux (na Mansão Ipiranga, na Rua Ipiranga), onde acompanhado por tiras de pão ciabatta, molhos diversos e um maravilhoso Santa Helena Carbenet Sauvignon nos refestelamos no frio de 5º da serra carioca.

Para fechar nossa experiência nas terras de D. Pedro II, na última noite fomos, por indicação do Guia Turístico da cidade, ao Restaurante Leopoldina, localizado no Solar do Império, onde em outros tempos fora a mansão da família Matarazzo.  Reza a lenda que a chefe responsável pelo restaurante (infelizmente não sei o nome) fez uma pesquisa do que a Família Imperial comeria em seus dias em Petrópolis e com o resultado da pesquisa montou o cardápio da casa.

Nosso pedido: Picadinho Leopoldina; tiras de file ao molho, acompanhados de arroz com banana e flan de parmesão – o contraste do forte molho do filé com o leve adocicado do arroz com banana é simplesmente incrível; e Truta Recheada com Palmito ao molho de ervas ao vinho Branco. Como sobremesa pedimos Três Desejos, que são três pequenas porções de Musse de Limão, Brigadeiro de Colher e Doce de Coco com Ameixa. A comida estava deliciosa, o restaurante muito charmoso, enfim tudo perfeito em nossa última noite em Petrópolis.

Depois de lá fomos pra beira do mar de fato, onde a única experiência gustativa que realmente valeu a pena, na minha opinião, foi no Mercado de Peixe de Niterói. Lá agente escolhe o peixe fresco na banca e se dirige aos restaurantes no piso superior do mercado onde se pode escolher se quer seu pescado frito ou ao molho. Provamos peixe-porco, ou porquinho do mar,  empanado acompanhado do tradicional arroz branco e pirão. Primeiro, um sabor de peixe bem diferente dos que estamos acostumados a ver em terras de pequi e guariroba, segundo um local muito bacana, freqüentado por todo tipo de gente, por fim o maravilhoso tempero e o atendimento com a típica malandragem carioca, tudo de bom!

Claro que rodando pelo estado do Rio de Janeiro não podia deixar de conhecer a Cidade Maravilhosa, que pude comprovar que ela realmente o é. O restaurante do hotel que nos hospedamos, em Ipanema, era de responsabilidade da Cervejaria Devassa, nós, e a desavergonhada cerveja, nos divertimos e saboreamos os tira gostos de nomes mais criativos que já encontrei. Foram: Picanhudas,Carnuda, Piu Piu, Gulosa, Dedinhos Endiabrados, e tantos outros , enfim, é muita criatividade (e qualidade) para nossa tupiniquim estupidamente gelada.

2 comentários:

  1. Que delícia de lua de mel ein?!?!
    Ainda bem que não tirei a minha ainda, então dá para escolher um lugar assim.
    Agora vira homem, coloca um avental e faz um almoço para receber seus amigos na casa nova.

    ResponderExcluir
  2. com o maior prazer!
    é só esperar meus móveis chegarem em casa

    ResponderExcluir