quarta-feira, 25 de maio de 2011

Brasil vexado – Candango até o talo.


Para quem não sabe, o termo candango se refere ao trabalhador da construção de Brasília (estendido aos que nasceram na cidade);

Ao voltar para meu rincão na Asa Sul, decidi fazer uma paradinha no Brasil Vexado, fast food nordestino que fica umas duas quadras de meu cafofo.
Como estava com vontade de comer algo quente (Brasília tá um frio da muléstia) pedi um escondidinho de filé de sol com purê de jerimum por R$ 10,90, e para beber, uma autêntica Cajuína Nordestina por 4,20.
Fui rapidamente atendido por um educado e experimentado garçom (com cara de tiozão das antigas), que trouxe meu prato em apenas 15 minutos.
Desconfiei que pelo pouco tempo de espera encararia alugum bagulhete de micro-ondas, e caso o fosse encarnaria meu ancestral Virgulino Ferrreira e arrastaria uma peixeira da Asa Sul à Asa Norte. Mas espantei-me em me deparar com um prato cheirosamente gratinado.
Uma pequena cumbuca, com uma camada de requeijão cremoso, coberto com cubos de filé, tiras finas de cebola, um cremoso e bem temperado purê de jerimum, coberto com queijo de primeira gratinado.
Cada colherada era um deleite... Pense num cumê gostoso! Tudo temperado na medida certa e com temperatura ideal.
Ao final do regabofe, tomei a cajuína, que é um suco de cajú clarificado (um dos símbolos nordestinos) de sabor intenso e formidável.
Taí, uma de minhas tantas surpresas em solo brasiliense.

Um comentário:

  1. oxente...
    esse rega bofe deve ser bom da muléstia...
    hehehehe

    parece que a influência nordestina chegou até aqui!

    ResponderExcluir