quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Boteco – O nordeste de bandeja.

Dia desses numa quarta-feira braba, adensada pela leve umidade de 10%, eu e a patroa decidimos que nossas ressequidas goelas não poderiam padecer no Mojave goianiense.
Decidimos então sabidamente, hidratar-nos com o líquor da alegria, o renomado chope Brahma.
O local que escolhi para a hidratação foi o Boteco (Al. Dom Emanuel ,   - Qd 237, Lt 20/21  - Setor Marista Goiânia - GO), lugar que eu já havia conhecido com meu grande amigo Pierre e sua digníssima esposa Bib´s numa segunda alegre e benfazeja.
O lugar, maravilhoso, com paredes azulejadas, tipo botecão boca de porco. O cardápio interessante e piadista e os confrades, sempre imersos numa égide truona, conversando alto, batendo nas mesas e espantando as amarguras.
Mesmo não sendo muito nosso clima da noite, conseguimos entender o conceito e nos deixamos levar pelo divertidíssimo sotaque dos garçons (cada qual cria seu jargão para vender os petiscos) e pelo clima festivo.
Os petiscos são servidos em forma de rodízio, porém pagamos somente pelo que consumimos, uma forma inovadora de atender.
Nosso pedido foi o TOMATE DO SERTÃO (vide foto tirada pela Luisa), que convenhamos, é arretado até as ventas!
Se trata de um tomate recheado com um mix de ervas, queijo do reino e queijo coalho, coberto por uma fina capa de filé e assado na brasa.
Pensa num cumê bão da muléstia!!!
Vou tentar lembrar os velhos tempos e passar a receita mais ou menos como imagino.

Ingredientes para 2 unidades:
100g de queijo do reino;
100g de queijo coalho;
2 tomates grandes;
Ervas de Provence, ou salsa, cebolinha e orégano desidratados;
1 cebola;
200g de filé;
2 dentes de alho;
Sal.
Modo de fazer:
Abra os tomates fazendo uma tampinha no “olho” e retirando a polpa. Reserve a tampinha. Bata no processador os queijos com sal, corte a cebola em cubinhos pequenos e misture a esta massa juntamente com as ervas. Coloque então a mistura dentro dos tomates e cubra com a tampinha.
Bata cuidadosamente dois bifes de filé no lado liso do batedor, criando uma capinha de carne, tempere-os com sal e alho. Unte os tomates com óleo e cubra com os bifes (fazendo uma bolinha de carne recheada). Cubra com plástico filme e deixe 3 horas ou mais na geladeira. Retire o filme e asse na churrasqueira. 

Um comentário: