quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Culinária de Guerrilha: “Macarrão ao que tem”


Na minha humilde opinião, que não vale essas coisas, existe alguns tipos específicos de cozinheiros: 

os que sabem e tem as coisas em casa;
os que sabem e não tem as coisas em casa, e não tem preguiça de ir providenciar;
os que não sabem e se aventuram, e tem as coisas em casa;
os que não sabem, não se aventuram, e preferem um prato tipo delivery;

Nesse feriadão eu resolvi criar uma nova categoria para me encaixar de forma mais confortável: os que não sabem, e se aventuram; mas que não tem as coisas em casa e morre de preguiça de providenciar.

Dentre o povo que “se aventura”, a prática mais comum é o que podemos chamar de culinária de guerrilha, ou seja, o camarada passa um scanner visual, e superficial, no que tem em casa e resolve o que vai comer. Ou seja: não se intimida frente aos desafios dos condimentos.

No meu caso específico no feriado, depois de efetuado scaneamento, saquei não tinha quase nada em casa, quase nada mesmo! Há algum tempo que por motivos de trabalho nem eu, e nem Denise, almoçamos em casa; no máximo preparamos um misto quente pela manhã antes da labuta diária. E convenhamos que misto quente não pode ser considerado almoço.


Estava eu sozinho em casa, curtinho uma merecida preguiça. Dona patroa tinha saído e avisado que comeria qualquer coisa pela rua. Pra eu comer teria que sair pra algum lugar ou me aventurar com as coisas que não tinha na cozinha. Resolvi, então, praticar a mais genuína culinária de guerrilha.

Na busca achei: uma cebola, um restinho de alho frito picado, uma sobra de pacote de macarrão, um restinho de queijo parmesão, sal e azeite. Fala sério! Ficou fácil demais da conta; macarrão alho e óleo na cabeça. Ainda teria o luxo de complementar o prato com um parmesão ralado.

Tenho quase certeza que macarrão alho e óleo é o mais besta e simples de se fazer no universo. Depois de cozido o macarrão, frita um pouco a cebola no azeite, junta o alho; mistura tudo e taca pra dentro. Sussa!

Fácil, rápido e muito eficiente.


Abs
@murilogarcez  

em tempo: fui perguntado pelo amigo Abílio Carracal se ficou bom, então...não sei se pela fome (eram cerca de 14h30 quando a preguiça me deixou ir pra cozinha) ou se ou to ficando bom mesmo (macarrão alho e óleo é fácil demais também), mas ficou uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário