quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Só Pêra - Cuiabá é terra de Pêtxi!



Em minhas andanças de psicocaixeiro viajante, estive em Cuiabá para ministrar um curso, e me deparei com uma cidade bem interessante. Calor do saara e um sotaque indefectível (adoro as diferenças do meu país). Por lá, o T toma lugar do X e do CH. 


Segundo um dos alunos do curso, filho de uma doutora em história, essa forma de falar é fruto da miscigenação de línguas indígenas com o português de diversas regiões.


Deixando a etimologia de lado, meu grande guia turístico de Cuiabá indicou um restaurante atrás do hotel onde fiquei hospedado, chamado " Só Pêra" (Rua Manoel Garcia Velho, N 582, Bandeirante, Cuiabá MT)! 


Pensei alto: "Até por aqui os benditos Vegans dominaram?" Porém, vendo minha cara de espanto, o mancebo tratou de se explicar: "Peraputamba, o salmão de água doce, profes!" Tchupa essa manga Rogerão.


O lugar, bem mocozado numa ruelinha pareceu estranho a primeira vista, mas assim que eu entrei fui muito bem acolhido e me senti num enorme mergulho pantaneiro, pois painéis de "pêtxis" adornavam toda a extensão do local.



Disse ao garçom o nome do hotel que estava hospedado (sugestão do recepcionista) e ganhei de entrada o melhor caldo de pintado que já experimentei na vida!


Minha pedida principal foi " Ventrecha de Pacu" Que descobri ser nada mais nada menos que costela de pacu, que veio em 3 ripas enormes, empanadas e fritas, acompanhadas de arroz e vinagrete (top dos tops).



Não preciso dizer que o peixe estava soberbo, ou preciso? Pois é...estava magnífico, temperado na medida, crocante por fora e macio por dentro. Um achado! O preço, R$ 25,00. Não tão barato, mas graças aos meus empregadores, saiu na faixa, ou melhor, na faitxa!


Rogério Gonçalves

2 comentários:

  1. um pêtxi é sempre tudo de bom! ainda mais vindo do pantanal....
    só trocaria seu Pacu por um belo peixe de couro...
    abs

    ResponderExcluir