sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lanchonete sem nome em Colômbia – Uma das melhores coxinhas secas latino-americanas.


Alcunhado por alguns como o Indiana Jones da baixa gastronomia, este velho aventureiro que vos escreve teve o prazer de catalogar mais um achado raríssimo do rango corajoso nos rincões do Brasil, mais precisamente do lado paulista do Rio Grande, em frente à praça da igreja numa cidade de nome curiosamente distante da rota do narcotráfico chamada Colômbia.
Minha filha foi quem indicou o caminho, pois aquele que para mim figurava entre o crânio de diamante e o santo graal, para ela já era lugar comum, em suas constantes idas ao rancho de sua madrinha, no lado mineiro do citado rio.
Ao avistar os pequenos exemplares da coxinha pedi logo dois, e para acompanhar, nada melhor do que um refrigerante local, o Cotuba, de fabricação classicamente datada de 1927. Um dos representantes de ouro dos refrigerantes paulistas, como o Arco-Iris, o Poty ou a Itubaína.
Porém, vamos ao que interessa...a misteriosa coxinha!

Uma massa suavemente leve e de epiderme crocante dá acesso a um recheio de carne de galinha caipira desfiada grosseiramente (toque de gênio) e salpicada por cebola e cheiro verde em proporções consideráveis.
O interessante é que nenhum molho fazia liga para esta preciosidade. Algo raro entre essa qualidade de salgados.
O preço R$ 2,00, e o veredicto final: soberba, ainda mais se harmonizada com um puro guaraná Cotubá (R$ 2,50).
Todas as vezes que for até lá, traficarei coxinhas para o outro lado do rio até terras goianas, mesmo que isso figure entre crime contra o colesterol e o triglicérides.

Homem de 30

Um comentário:

  1. meu amigo como és corajoso!

    já passei péssimos momentos graças a esse Cotuba, e não foi só eu que tenho essas péssima memória deste genérico, ou como diria um antigo professor, desta "marca talibã"

    quanto a coxinha, com certeza o detalhe do recheio de frango desfiado a grosso modo deve ser realmente muito melhor das que encontramos em muitos lugares...

    ResponderExcluir