segunda-feira, 18 de junho de 2012

Uma lição de como receber em casa


Olá meus queridos leitores, segue mais uma experiência gastronômica, dessa vez relatada por Luisa Dias sobre uma visita ao lar de Murilo e Denise.
Forte abraço.
Rogério Gonçalves


Uma lição de como receber em casa

Convite para estar na casa de amigos é sempre uma delícia. Melhor do que o bar da moda ou o restaurante do chef mais badalado é a casa de quem a gente gosta, onde se for necessário, a gente deixa os sapatos de lado e até se recosta no sofá. Então, quando recebemos um convite assim, eu e Rogério sempre sabemos que esta pode ser a melhor programação para uma noite de sábado. Mas como somos pais⁄padrastos de uma dupla dinâmica e, na maioria dos sábados, estamos com eles, nem sempre nos aventuramos a aceitar os convites sempre tão generosos com nossa prole. Uma dessas miniaturas de gente pode provocar uma coleção de estragos em uma noite só, no tapete da sala, na mesa posta, em qualquer lugar. Então, muitas vezes, deixamos para depois aquele jantar ou pedimos auxílio para os avós (porque os adultos precisam sair sozinhos às vezes!!!).
Só que dia desses, Rogério trouxe o convite de Murilo e Denise para que a gente jantasse com eles no sabadão. De cara, eu me lembrei da minha dupla e do fato que eles ainda são só uma dupla. Adverti meu par, que afirmou que o convite era para o quarteto. Antes de sair, porém, enfiei goela baixo dos pequenos fatias de blanquet peru e pitchula. Mães precavidas temem que os filhos famintos não gostem do cardápio e sempre alimentam a trupe de véspera. Eles engoliram e nós colocamos os pés na rua. Pela primeira vez, decidimos que iríamos de táxi que era para que ambos pudéssemos beber sem infringir nenhuma lei.
De táxi, lá chegamos os quatros, às 20 horas e poucos minutos com muitas recomendações de bom comportamento, um videogame na bolsa e o desejo que desse tudo certo. Ao abrir a porta, o casal já foi logo nos colocando à vontade, na mesa já posta. E eis que me surpreendo muito com as comidinhas escolhidas por eles para nos regalar. Entre patês e pãezinhos, azeitona, linguiça e salame, se destacavam o catchup, skiny e doritos... Sim, os filhotes vibraram e nós também! E, num passe de mágica, vi Denise se mostrar uma menina perfeita e rejuvenescer dez anos confessando gulodices. Além da delicadeza deles com os meninos, ainda me fez um agrado enorme ao incluir no cardápio uma deliciosa guacamole que casou perfeitamente com os salgadinhos infantis.
Foi com essa entrada que eu relaxei os ombros e me entreguei ao jantar. A essa altura, eu já estava na segunda taça de vinho alentejano Montado e feliz da vida por ter me entregue ao convite. Depois de tantas regalias, eu já estava mais que satisfeita, mas... o casal tinha outras ideias para a noite e logo veio uma salada com frutas (a minha preferida para dias de exageros gastronômicos).

Juntamente com o refrescante prato, veio uma saborosa salada de legumes e arroz branquinho!

Eis que depois de muito mistério, chega a estrela da noite, uma picanha com molho especial do amigo Murilo. Hum... 

Hora do melhor vinho da noite (para mim), o chileno Santa Carolina, que estava no ponto certo para combinar com o cardápio. 

Crianças na frente do videogame e secamos esta garrafa para provar o delicioso "Montado", seguido imediatamente pelo português Terras de Xisto, enquanto a prosa afiada falava sobre sonhos, passado, encontro e arte.

 A noite poderia novamente terminar ali, que seria perfeita, mas Denise ainda nos surpreendeu com uma torta de limão (a minha favorita pelo azedinho), lindamente montada e que só os rapazes comeram acompanhados do vinho Mateus, próprio para sobremesas. 

 E foi assim, que lá pelas tantas da madrugada, pedimos um táxi e fomos felizes de volta para casa, pensando o quanto é bom ser recebido por gente querida!


4 comentários:

  1. OAU! 4 garrafas de vinho num noite...estamos bem hein?
    ainda bem que vieram de taxi, se não nem a fechadura da porta do carro iam encontrar! kkkk
    brincadeiras a parte, é sempre um enorme prazer receber tão queridos amigos em casa
    nosso melhor programa de sábado, podem apostar
    bjo ao casal

    ResponderExcluir
  2. Hummm... que noite tao bem passada junto a família e aos amigos. Recebidos com carinho e tudo de dar água na boca! Nota 10!

    ResponderExcluir
  3. Tem razão, Luisa... receber e ser recebida por amigos, com mesa posta, vinho no balde é e sempre será um dos meus programas preferidos, também. #nãotempreço. E se a gentileza se estende aos nossos pequeninos, tudo fica ainda mais perfeito.
    Belo texto!
    Beijo a você, a Rogério ao casal que os receberam com tanto carinho...

    ResponderExcluir
  4. Muito bem passada Lalinha, espero ser recebido assim aí em Madrid! Deiroca, adoro eventos caseiros, é sempre mais gostoso que qualquer restaurante caro.
    Murilex, deixa eu perder alguns kg de pança para podermos sorver mais do néctar da amizade e do elixir da felicidade em doses homéricas e voltar de táxi para casa novamente.

    ResponderExcluir