quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Curitiba - Nostalgia e Comida muito típica


Em nossa pesquisa pré viagem descobrimos que em Curitiba existe um passeio de trem pela serra do mar até a cidade de Morretes, no litoral paranaense.

O passeio é feito pela Serra Verde Express através da ferrovia Paranaguá – Curitiba num clima nostálgico e bucólico, e o trem atinge a incrível velocidade máxima de 40 km/hora e dura cerca de 3 horas e meia em meio a cenários paradisíacos que nos fazem perder o folego!


O pacote que contratamos custou R$ 200 por cabeça em classe turística, com direito a ser buscado no hotel (no nosso caso no hostel), serviço de bordo no vagão, almoço livre em Morretes e city tour com guia em Antonina; tudo isso devidamente divido em seis vezes no cartão de crédito salvador.

No almoço, na pequenina Morretes, fomos convidados a comer o mais tradicional prato da culinária paranaense, o barreado! Barreado é uma carne de panela que foi cozida a exaustão com temperos e especiarias.


A primeira vista ele não encanta pelo visual, como o prato leva cerca de 9 horas de cozimento em panela de barro vedada, a carne praticamente derrete e na hora de servir os garçons do restaurante fazem uma demonstração de como se serve o prato a moda típica. Eles servem duas colheres de farinha de mandioca no fundo do prato e depois colocam o caldo do barreado, e misturam até formar um pirão, o prato acompanha arroz e banana.

O gosto do prato é muito forte, e a banana serve para balancear o sabor do prato, sem ela o prato fica pouco palatável, para os turistas que preferem não o restaurante serve peixe empanado e camarões. Pra arrematar o almoço, uma dose generosa de cachaça de banana.   


O retorno do passeio é, de van, pela estrada da graciosa, um caminho sinuoso com hortênsias pelo caminho, pena que não era tempo de elas estarem floridas.


Mais que recomendo esse passeio pra quem estiver pensando em passar uns dias em Curitiba, é realmente maravilhoso, e pra quem tiver afim da receita de barreado segue um LINK.

abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário