quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bolo de Rolo


Sabedora de meu interesse em gastronomia, uma cliente em um de seus passeios, me trouxe de Pernambuco uma iguaria que sinceramente me deixou embasbacado, para não dizer estupefato (putz dá na mesma), chamada Bolo de Rolo, fabricada pela Casa dos Frios.
Na hora que me presenteou, olhei assim meio desconfiado e pensei: um rocambole industrializado? Fiz carinha de quem estava entendendo o mimo, mas por dentro fiquei esperando acabar meus atendimentos para "olhar com a boca".
Ao abrir a caixinha, me deparei com um rocambolezinho com um pão-de-ló finíssimo, recheado de goiabada. Olhei de novo...vamos lá!
Primeira mordida: Sentei em minha poltrona, fechei os olhos, respirei fundo e senti banhar-me pelas brisas do Atlântico ouvindo aquela música do U2, Beautifull Day.
Segunda mordida: Senti a massa levíssima com dulçor moderado, contrastando com o apurado e fino doce de goiaba. Não era rocambole, era....bolo de rolo.
Não entendi mais nada depois disso. Só pensava em trazer a representação deste paraíso em caixinhas para Goiânia.
Detalhe: A maravilha já é considerada patrimônio imaterial de Pernambuco e é vencedora do Guia Veja 2007.
Maurício de Nassau que me perdoe, mas descobri Pernambuco.

BOLO DE ROLO

Ingredientes:
Massa:
200g de manteiga em temperatura ambiente;
200g de açúcar;
6 gemas;
200g de farinha de trigo;
1 colher de chá de fermento em pó;
6 claras em neve;

Recheio:
500g de goiabada caseira;
½ xícara de chá de água;

Para montar:
Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:
Massa:
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Coloque as gemas e continue batendo até ficar cremoso. Junte a farinha de trigo, o fermento em pó e misture. Por último, as claras em neve.
Recheio:
Leve ao fogo a goiabada com a água e deixe amolecer. Em seguida, passe por uma peneira.
Montagem:
Coloque 5 colheres de sopa de massa para assar cada bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 5 minutos aproximadamente. Pressione levemente com os dedos para verificar a textura. Retire, coloque a forma sobre um pano úmido ou sobre o mármore, passe o recheio e enrole. Asse o segundo bolo, passe o recheio e enrole com o primeiro bolo. Faça o mesmo procedimento com os 5 bolos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Pulo do gato:
O segredo é não deixar dourar porque a camada tem que ser muito fina, e que assa rápido. Coloque a massa sobre papel manteiga untada. Você também pode fazer um massa de pão-de-ló de água, assando sem dourar, colocando a massa bem fina na fôrma (cerca de dois dedos) e depois de pronto, deixe esfriar e coloque um pano de prato bem úmido em água por cima outro por baixo e deixe por cerca de uma hora, isso facilita para enrolar.

2 comentários: