sábado, 13 de março de 2010

Subaks Bar Vila Nova - Pinga com cobra e ovo azul


Quem mora ou já morou na Vila Nova ou adjacências, já se deparou com esse bar, cuja mascote é um indiozinho Tapajó sorridente, empunhando um arco e flecha e fitando o fundo dos olhos do transeunte, como quem diz: "come aqui procê ver...".
Eu nunca consegui uma explicação plausível para o nome do recinto até o dia em que me enchi de coragem e parei no umbral de entrada para tomar uma coca-cola KS (King Size, 290 ml) e mascar algum rango corajoso. Experiência quase antropológica que é a maior de minhas aventuras.
Ao entrar no Subaks, um senhor pardo com bigodes bicolores e uma camisa azul aberta até a pleura me olhou parando em frente ao balcão.
Entendi que aquela era a recepção da tribo dos Subaks, e qual irmão Vilas-boas, observei detalhadamente, os hábitos daquele silvícola, compreendendo então, o significado de Subaks em tupi, que quer dizer sovaco úmido e odorífero, que deixa marca de pizza em camisa.
Averiguei a fauna local e pude observar formigas doceiras e algumas moscas sobre o balcão oleoso. Olhei mais atentamente e eis que fitei o que para mim é o topo da gastronomia taxidermista, uma garrafa de cachaça com um belo exemplar de cobra coral nadando em eternidade.
O velho pajé Subaks guarda em sua ocara, uma coleção de garrafas com todos os tipos de mascerações possíveis, cachaça com sucupira, com arnica, com murici, com vergatesa, e até uma engraçada com um siri.
Dispensei as bebidas quentes e pedi uma coca-cola, recusando o copo de vidro.
Fui até a estufa e vi clássicos do rango corajoso, como a coxa de frango frita com gordura velha, o torresmo peludo, calabresa fina e ressecada, e um dos meus favoritos, o ovo em conserva. Este último, minha pedida.
Ao dar uma dentada no exemplar, pude perceber o esmero do velho cozinheiro ao salgar a conserva em demasia, certamente para conservar a gostozura livre de germes e bactérias.
Não dei a segunda dentada, paguei R$ 2,40 pela experiência completa e fui embora, agora já iniciado no rito misterioso da azia, que em tupi significa, refluxo gastroesofágico de longa duração.

Um comentário:

  1. Adorei "a camisa aberta até a pleura", O texto é divertido e interessante ^ ^.

    ResponderExcluir