sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ambrosia - O olimpo fica em Goiás

Um dos melhores doces do universo, é a ambrosia.
Para quem não sabe, ambrosia é um dos doces mais antigos de Goiás, (de origem portuguesa) que data do século XIX  e fazia parte de todos os almoços e jantares de gala. 
Hoje, continua sendo um dos mais festejados de nossa culinária goiana, sendo inclusive o doce oficial do palácio das esmeraldas, sede do governo goiano.
Tão boa ou melhor que a ambrosia do palácio é a comprada no mercado central da rua 3 no Centro de Goiânia, que neste fim de semana inebriou meu paladar após almoço em família.
A textura nevoada, com seu sabor suavemente adocicado é algo celestial, de comer com os olhos fechados, espaldado no sofá, ouvindo Rouxinol de Milton Nascimento, recebendo uma lufada de ar morno e acompanhado com um copo de água geladinha com casca de lima da pérsia.
Estou esperando o próximo governador do estado se definir para eu ser convidado a jantar no palácio e saborear uma ambrosia feita pela dona Felicidade ou pela Chris Isaac.

4 comentários:

  1. Eu comi e adorei, como sempre... Outro bom lugar para provar a sobremesa dos deuses é o Hotel Vila Boa, na Cidade de Goiás.

    ResponderExcluir
  2. comi um bocado disso no palácio....
    bão demais
    a do chão nativo bueno também é de primeira

    ResponderExcluir
  3. Falam assim porque ainda não provaram a ambrosia que minha mãe faz. De comer de joelhos!

    ResponderExcluir
  4. Prove a Ambrosia da Dona Lurdes no restaurante popular de Rua 72 centro (uma rua antes do estádio olímpico se vc estiver vindo da araguaia sentido centro de convenções) é a melhoe q já comi, pois sou fã dessa iguaria, acho que o pote com 1kg custa uns R$30,00. Vale a pena conferir

    ResponderExcluir