segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ateliê do Grão, ambiente e sabor certo

Sou confesso apreciador das cafeterias da cidade para se marcar reuniões, muito melhor que a sobriedade entediante das salas de reuniões de qualquer escritório.

Hoje tive o prazer de ter uma reunião num local muito bacana, o Ateliê do Grão, situado na rua 36, fica bem ao lado da Tribo do Açaí.

Como eu não conhecia o local previamente, cheguei uns minutos mais cedo do que o marcado para a reunião para poder conhecer o local, e apreciar uns cafézihos...

O local é muito bonito, tem uma decoração simples e bonita, poltronas confortáveis, os garçons todos usam um charmoso chapéu de aba curta, tem Wi-Fi liberada na casa tava rolando um pop rock anos 80, tipo uns Pearl Jam, Capital Inicial, Legião...

Quando comecei a escarafunchar o cardápio percebi que cada café tinha uma avaliação de intensidade numa escala de 0 a 10, bem bacana pra que não conhece os tipos de grãos e técnicas e fica meio preocupado de escolher um café fraco demais ou forte demais 

Expresso Seattle
depois de muito olhar e olhar o cardápio fiz meu primeiro pedido, um expresso chamado Seattle, segundo a descrição: expresso tirado a moda americana com 2 porções de pó e 50 ml de água. Bastante concentrado e cremoso, nível de intensidade: 9,5 de 10. Experiências gastronômicas começam pelo olhos, e nesse quesito o  Ateliê do Grão leva 10 com louvor, o expresso veio servido numa xícara de acrílico transparente toda estilosa. 

Depois do café, uma conversa com o barista que me explicou que a casa vende grãos especiais para tomar seu café em casa, e os mói de acordo com o tipo de cafeteira que o cliente tem em casa, bacana né?!

Expresso Risteretto
Próximo pedido, Risteretto. Encorpado é seu segundo nome. Esse expresso é  feito com um mínimo de água, somente15ml, é como se fosse um mini shot de puro sabor de café. Intensidade 10 de 10! provei o meu pausadamente e sem açúcar, pra ver qual era do sabor. Veredito, maravilhoso!

Claro que estrategicamente deixei alguns cafés por provar, como os filtrados e "da casa", pra poder voltar novamente com meu comparsa de cafeteria, @rogeriogonps.

Na saída ainda recebi um cartão fidelidade, a cada 10 expresso o 11º é na faixa! Algo me diz que meu cartão vai encher rapidinho...

abs

5 comentários:

  1. Olá amigo!!!

    Você realmente é um homem chiquérrimo!
    Seu blog deixa a gente mais descolado.

    Obrigado pela disponibilização deste aprendizado!

    Maurício A Nascimento (Goiânia-GO)
    BLOG: emagrecer21kg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, o café nosso de todo dia, de toda sobremesa, de toda manhã, de toda hora! Legal!

    Aproveito para contar que o Destemperados está de casa nova, no www.destemperados.com.br!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelos elogios Maurício, mas não me considero tão "chic" assim...
    hehehehe

    Grandes Destemperados!
    que sempre existam as primordiais pausas para o café..
    vou atualiza na nossa lista de site a página de vcs
    valeu a visita!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rogério! Eu passei por lá dia desses e, mesmo não sendo tão amante de café assim, adorei! Boa dica! :)

    ResponderExcluir
  5. Nil,obrigado pela sua visita e venha sempre conferir as nossas dicas, agora também em Brasília.

    ResponderExcluir