quarta-feira, 3 de agosto de 2011

República da Saúde – Comida Natureba com muito sabor


Domingão desses, tava eu de bobeira em casa quando pisca no meu twitter “#saúde Domingo é dia de peixes especiais na República da Saúde”. Ou algo similar que não vou me esforçar pra lembrar agora.

Conheço a qualidade do que é servido na República da Saúde de outros carnavais. Sempre que podia eu ia (e pode acreditar que eu ia muito, nesse ponto sou folgado que dói) a casa do Chef Tonny Martins filar uma bóia esperta. Era no aniversário do Danilo, ou do Mateus, da Lívia, ou do Tio Tonny, da tia Virgínia, ou um dia qualquer depois da aula; enfim sempre que rolava eu tava por perto fazendo uma boquinha. Família de grandes amigos, pelos quais tenho grande admiração e respeito.

Depois do momento “rasgando seda” onde eu estava mesmo? Ah sim! O twitter despertava minha fome. Como eu sabia que meus Cunhadinhos (se cunhado fosse bom não começava com .... deixa pra lá) estavam viajando, e pensava que provavelmente minha sogra não tava muito afim de esquentar a barriga no fogão, liguei pra eles e convidei para conhecerem o restaurante. Como eles são do time que gostam das comidas naturais, a chance de eles aceitarem o convite era de uns 283,7%, com 0,0% de margem de erro para mais, ou para menos.

O República da Saúde é um empório e restaurante que abriu suas portas a poucos anos atrás (apesar de ser muito amigo deles, essas coisas de datas nunca funcionou comigo. Sou péssimo com isso) apostando no conceito de alimentação de qualidade e saudável. Todos os pratos são feitos com produtos integrais e orgânicos, usando azeite no lugar de óleo, e coisas do tipo. No empório tem uma grande variedade de produtos pra turma dos naturebas. Suplementos, medicamentos fitoterápicos, cookies, cervejas orgânicas, enfim de um tudo. O lugar virou um dos pontos de peregrinação pra essa galera.


Chegamos lá, e depois de devidamente acomodados fomos aos aparadores. No de salada é tanta cor que as vezes penso ser arriscado um ataque epilético.  É muita variedade; meus sogros ficaram até em dúvida por onde começar. Na parte de salada faço duas menções especiais: a primeira é paras as saladas que levam massas integrais e a segunda é o quibe de soja que eles servem lá. Caraca! Esse quibe é sensacional.

Para acompanhar as saladas tem os molhos feitos no próprio restaurante. Eu sempre vou de mostarda e mel, então não sei dizer quais os outros; mas eles existem.

E como o que me arrebatou para o local foram os peixes (e não a companhia dos meus “adorados” sogros, maldade!!), terminado o round das saladas, parti pro que interessa. No menu dos peixes tínhamos risoto de bacalhau e cação ao molho de manga. Apesar de ser declaradamente anti manga, fui experimentar a mistura. Fiquei com a sensação que se fosse maracujá o prato me agradaria mais. O risoto estava um pouco mais molhado do que estou acostumado, mas estava delicioso. Na verdade pratos com bacalhau e eu temos um tórrido caso de amor, é o meu calcanhar direito deAquiles.

Findo os peixes fui ciscar em outros temperos. Provei soja ao molho de damasco; maravilhoso o prato. Feito como se fosse a comida que liga e desliga (não resisti!). Hamburguilha (que é um hamburger pequenino) ao molho sugo, que estava muito bem temperado. E pra arrematar um franguinho grelhado com repeteco do molho mostarda e mel.

Ok! Pode falar. Eu comi que nem um condenado!!!!! Porém tudo light e saudável. E como diria o Jota Quest: “que bom se todo dia fosse sempre assim”.

Para molhar a goela: suco de cupuaçu (meu), abacaxi com hortelã (Denise), frutas vermelhas (sogra). Traz dois cafés (sogro e eu), fecha a conta e passa a régua!

Tonhão, de Riberão, e Mateuzin...os truta que comandam a República da Saúde (foto da internet)
Não saberia dizer se o preço que pagamos foi caro ou barato. Afinal quanto custa manter sua saúde em dia?

abs

3 comentários:

  1. Lá é bom mesmo. Mas vc falou, falou e não disse o preço.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal esse blog! Estava pesquisando sobre a Crema & Cioccolato e descobri vcs! Adorei!

    ResponderExcluir