terça-feira, 24 de julho de 2012

Campo Grande/MS, Palhaços, Pipoca Peculiar e Pisco Endomoniado


Convidado pela produção da IV Pantalhaços a participar de uma mesa sobre organização, sustentabilidade e responsabilidade social dos Festivais de Cultura rumei nesse último final de semana a capital do Mato Grosso do Sul.

Entre uma apresentação e outra dos espetáculos da programação, que aconteceram no teatro de arena do Horto, fui enfrentar uma baita fila para comprar pipoca. Quando iria ser atendido o mestre pipoqueiro foi preparar mais da delícia.

E foi nesse momento que vi algo pra lá de inusitado, em vez de colocar óleo na panela para fritar o camarada colocou calabresa e queijo provolone na panela, depois de alguns instantes quando esses ingredientes tinham fritado e soltado seu óleo aí ele acrescentou o milho de pipoca.


De começo fiquei um pouco ressabiado com aquela receita de pipoca, mas como nenhuma das pessoas que foram servidas antes de mim reclamou, não ia ser eu a ensinar a fórmula correta de fazer pipoca para o cara.  Mas o estranhamento durou só até começar a provar da inovação. Pensem numa pipoca boa, e gorda. Eram realmente uma delícia os contrastes das texturas e sabores.

Outra aventura gastronômica vivida em terras longínquas foi a degustação do Pisco, bebida tipicamente peruana colocada na roda antes do Clownbaré da progrmação pela Claudia Makishi, palhaça peruana convidada para a mostra, e que deixou todos os palhaços mais soltinhos.


O Pisco em questão chamava-se Pisco AcholadoDemonio de Los Andes e não sei pela mistura com a cerveja (normalmente não gosto de misturar bebidas, mas não ia perder a chance de beber algo de DNA 100% legítimo), ou pelo alto percentual alcoólico da bebida, 44%, mas a coisa bateu bacana na cabeça e deu um calorão danado.

Claudia me explicou que o Pisco é feito da decantação da fumaça do processo de fermentação da uva, por isso é tão forte.

Em meu último dia em Campo Grande consegui provar a famosa linguiça de Maracaju, tida como a mais tradicional do estado de Mato Grosso de Sul, uma linguiça escura, fortemente condimentada, feita com cortes bovinos. A iguaria é tão importante para o estado que ganhou até uma festa emsua homenagem. E cá pra nós, altamente merecido! A linguiça é uma delícia, muito diferente das tradicionais feitas a partir de cortes suínos.


Voltei de Campo Grande renovado e motivado para Festival Palhaçada que se aproxima! Longa vida aos palhaços e artes circenses.

abs

3 comentários:

  1. Aê garoto! Só na manteiga...
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Murilo, sou tradicional com pipoca, mas o Rogério nem um pouco... Então, como você, eu ia arriscar. Agora, Pisco é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. esse Pisco em questão eu acho que era o sangue do próprio demônio dos Andes...pense numa bebida furiosa
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir