sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vivino, a rede social dos Enófilos

fica a dica para os apaixonados por vinhos
---


A melhor aplicação para enófilos
Programas para cadastrar, no celular, os vinhos que se bebe, existem muitos. Uns melhores do que os outros, mas todos exigindo que tenhamos de digitar diversas informações sobre o vinho. Eu já tentei usar vários deles, mas termino cansando de tanto ter de digitar no desconfortável teclado do telefone.

Recentemente, no entanto, fui apresentado por José Grimberg. da Bergut, a um novo programa, o Vivino, que é uma revolução. Basta você fotografar o rótulo e, através de reconhecimento de imagem, a aplicação recupera todos os dados sem a necessidade de digitação. São imediatamente trazidos para o seu cadastro o nome do vinho, o produtor, a região, a descrição, as castas e sugestões de harmonização. Um espetáculo! Você pode até acessar um mapa com a exata localização do produtor.

É exibida, também, a classificação relativa do vinho, conforme as avaliações feitas pelos usuários, separada por 4 divisões: no país de produção, na região, na vinícola e uma classificação global. O sistema pode ser falho, mas é diversão garantida. Outro dia, por exemplo, fomos a um jantar em que cada um deveria levar um vinho diferente. Organizamos, então, um torneio conforme a classificação do Vivino para ver quem havia levado o vinho melhor e a torcida foi grande.

Opcionalmente, você pode informar a sua própria opinião sobre o vinho, usando um sistema simples de 1 a 5 estrelas (detestei, não gostei, ok, ótimo e sensacional). Pode também cadastrar o local onde está bebendo, usando as informações do GPS e, se tiver paciência, incluir comentários sobre o vinho.


Uma base gigantesca
Os números da base de dados do Vivino são de atordoar: no dia em que escrevo, existem mais de 648.000 vinhos, de mais de 14.000 vinícolas, de 46 países. No cadastro, constam nada menos do 531 castas diferentes.

Ainda assim, no meu curtíssimo tempo de utilização da aplicação, já encontrei alguns vinhos que não foram reconhecidos. Mas isso não representa nenhum problema, pois o programa informa que o rótulo não foi identificado e estabelece um prazo de 1 a 2 dias para que seja feita a verificação manual. Estabelece e cumpre, pois até agora todos os rótulos que fotografei foram, por fim, reconhecidos. O negócio é sério...


Nem tudo é perfeito
No início, quando você tem poucos vinhos cadastrados, é fácil encontrar um desses vinhos para recordá-lo. No entanto, à medida em que seu cadastro vai crescendo - e para mim cresce mais rápido do que deveria - vai se tornando cada vez mais complicado localizar um de seus rótulos, pois não há nenhum instrumento de pesquisa no celular, e os vinhos são exibidos na ordem em que foram incluídos. 

Afortunadamente, no entanto, seu cadastro pode ser acessado pelo computador, na página do Vivino, onde algumas formas de pesquisa são disponibilizadas. E como os dados de seus vinhos ficam armazenados no site, você tem a garantia de não perder seu cadastro na eventualidade de trocar seu celular.

Outro problema mais importante é que o reconhecimento da safra nem sempre dá certo. E nesse caso, o programa não oferece a possibilidade de se corrigir manualmente. Reconheceu errado, fica errado para todo o sempre... A solução é incluir nos comentários sobre o vinho a safra correta.





E é de graça...
E a grande notícia é que, apesar da sofisticação do serviço prestado, o programa é totalmente gratuito. Como pode isso?

Na verdade, a empresa se sustenta com receitas provenientes dos comerciantes de vinho, que pagam para serem incluídos no cadastro de vendedores. Embora aqui no Brasil não haja essa opção, nos Estados Unidos o usuário pode solicitar a informação de onde comprar o vinho - e por quanto - nas cercanias de onde está. Genial!

O programa tem versões tanto para iPhone quanto para Android.

Oscar Daudt
30/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário