segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Rei do Baião e Esquina Mocotó- São Paulo é dos Nordestinos!

Pátio do Colégio - centro de São Paulo
Eu amo São Paulo! Adoro passear a pé pelas ruas centenárias da capital paulistana: Viaduto Santa Ifigênia, Mosteiro de São Bento, Pátio do Colégio, Estação da Luz, Pinacoteca do Estado, Bairro da Liberdade, Rua 25 de Março, Ladeira PortoGeral, Avenida Paulista, Mercado Municipal, Rua Augusta, Catedral da Sé, etc...
Andar por São Paulo é caminhar pela história do Brasil. 
De vez em quando tenho o privilégio de ir a cidade, mas sempre para algum compromisso. Ainda quero tirar férias por lá, ir só pra curtir de turista.


A gastronomia na Paulicéia Desvairada é um destaque a parte. A cidade é, com certeza, um dos melhores lugares do mundo para se comer. Por ser uma capital cosmopolita é possível se encontrar uma variedade absurda de tipos de comida; mas mesmo com toda essa variedade, uma força arretada nunca se abate diante dos concorrentes, a comida nordestina.



Em minha última passagem por São Paulo de passagem pelo belo Mercadão, não por coincidência, optamos por fugir do famoso sanduíche de mortadela e escolhemos o Restaurante O Rei do Baião. O prato pra duas pessoas serve tranquilamente umas quatro, se não tiverem com muita fome (o que definitivamente não era nosso caso). O baião de dois acompanhava queijo coalho, torresmo, costelinha e pernil, uma refeição digna de Lampião, Maria Bonita e o bando de cangaceiros mais temido que já existiu.
Para acompanhar a delícia e despistar o calor, um saboroso Chopp Brahma Black.
O almoço para duas pessoas ficou em R$ 75,00 (acho!).

Brahma Black em suas três fases distintas! ainda não achei esse chopp em Goiânia, se souberem me avisem.
Ainda na toada nordestina, meu primo fez o convite para conhecer um bar tradicional da zona norte chamado Mocotó, porém para nossa infelicidade, a fila de espera estava quase do tamanho dos enfadonhos engarrafamento paulistanos, e por esse nobre motivo fomos para o Esquina Mocotó, irmão mais novo da escolha inicial.


Esquina Mocotó, detalhe para a tela de Antônio Poteiro no restaurante (me senti em casa)
Segundo me contaram o Mocotó é uma ode aos sabores nordestinos, onde se vai para comer muito e bem. O Esquina Mocotó é uma criação do chef Rodrigo Oliveira, filho do criador da casa-máter, com um pé na tradição familiar e outro na inovação o chef criou pratos com a potência nordestina e a glamour da alta gastronomia.


Dadinhos de Tapioca
Para começar nossa noite pedimos uma esquenta goela, uma dose de Weber Haus, cachaça orgânica premiada produzida em Ivoti (RS) acompanhado de dadinhos de tapioca com molho picante. Entre boa prosa e risadas, depois da entrada escolhemos a leitura do chef do tradicional baião de dois, acompanhado de carne de sol, dessa vez acompanhado de uma cerveja Perigosa (IPA, 9,1% de graduação alcoólica).


Baião de Dois, acompanhado de Carne de Sol
Quando os pratos chegaram em nada lembrava o que comemos no Mercadão, a versão em questão usava feijão verde e tinha lascas de queijo coalho tostado por cima da sagrada mistura. A carne de sol  era acompanhado de molho de goiabada cascão e pimenta biquinho. Sensacional e ponto final! A combinação precisa dos sabores nos faz ter orgulho da versatilidade criativa dos brasileiros. Para fechar nossa noite voltamos ao esquenta goela, dessa vez em versão sorvete.

Couvert de Pães feitos na casa e azeite, servido aos clientes
Talvez meu breve relato não tenha feito jus ao Esquina Mocotó, aconselho aos nobres leitores que dê um google e veja o que essa combinação da tradição com a inovação tem causado na capital paulistana. E sim as fotos de lá foram buscada no infomar, meu digno celular não aguentou o batidão do dia em São Paulo e me deixou na mão nesse momento, perdão! A conta para quatro pessoas ficou em R$ 280,00 (novamente, acho!).

abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário