domingo, 7 de dezembro de 2008

Toshca Arabian - Deliciosos Doces árabes

Amigos leitores, minha vida social "bombou" neste fim de semana.
Fui a 4 aniversários e 2 confraternizações, onde comi de tudo um pouco (minha namorada não diria pouco).
Não havendo como relatar tudo que foi degustado, destaco aqui a visita às novas e suntuosas instalações do Toshca Arabian, na rua T-38 c/ T-64, n. 1053- Setor Bueno (3092-1323), onde pude me deliciar com as maravilhas árabes.

Entre os deliciosos e tradicionais pratos, e apresentações de dança árabe, este então sultão que vos narra, foi apresentado a duas iguarias doces que ficaram na lembrança, a Baclawa e o Mantecal.
A Baclawa, delicioso e finíssimo doce de massa folheada , me surpreendeu pelo seu sabor marcante e contrastante de água de flores e nozes, uma delícia.
O Mantecal, um pouco sequilho, um pouco biscoito amanteigado, me fez ir às nuvens em um tapete persa por alguns segundos e retornar ao chão pedindo bis.
De tão suave, a sensação que tive, foi de quebrar flocos de Cirrus (nuvem) entre os dentes, derretendo vaporosamente pelas papilas.mmmmmmmmm!
Observação: Outro destaque foi a surpreendente cozinha montada pelo Jack, um show à parte, que confesso a vocês, não deve nada às melhores do país.

Seguem abaixo as tentativas de reprodução das receitas, que por melhores que ficarem, faltarão o toque especial da Dona Munira, a doceira (sogra e tia do proprietário) experiente responsável pelas iguarias.

Baclawa:
Ingredientes:

400 g de noz moída1; xícara (chá) de açúcar; 3 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira; 2 pacotes de massa folhada pronta; 200 g de manteiga;

Calda de Açúcar2 xícaras (chá) de água; 4 xícaras (chá) de açúcar; 1 colher (sopa) de água de rosas; 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira ; 1 limão;

Modo de Preparo:

Misturar as nozes com o açúcar e a água de flor de laranjeira. Abrir a massa folhada bem fininha e cortar em retângulos. Colocar numa assadeira camadas de massa folhada pinceladas com manteiga derretida, entremeadas com a mistura de nozes. A última camada deve ser de massa. Levar ao forno brando por 40 minutos. Retirar do forno e banhar com a calda de açúcar .Calda de Açúcar:
Ferver a água e o açúcar durante 5 minutos. Colcoar a água de rosas, a de flor de laranjeira e o suco de limão. Ferver mais 2 minutos e retirar do fogo

Mantecal:

Ingredientes: 400 gramas de manteiga; ½ copo de açúcar de confeiteiro; 02 gemas; Cravo em pó a gosto; ½ cálice de conhaque; Amêndoas picadas a gosto; 400 g de farinha de trigo (ou quanto bastar); Baunilha em pó a gosto;

Modo de fazer:

Bater a manteiga até ficar bem branquinha. Acrescentar o açúcar de confeiteiro e bater mais. Colocar as gemas e voltar a bater a mistura. Tirar da batedeira e acrescentar o cravo em pó, o conhaque e as amêndoas picadas. Despejar aos poucos a farinha até que forme uma massa não muito dura.Fazer bolinhas com a massa e apertar o meio com o polegar para dar forma aos biscoitinhos. Levar ao forno para assar e tirar os biscoitinhos quando estiverem cozidos, porém antes de dourar. Preparar uma mistura de açúcar de confeiteiro e baunilha em pó e peneirar por cima dos biscoitos.Na receita árabe não vai cravo em pó, nem conhaque, mas as amêndoas dão um sabor especial.

2 comentários:

  1. Boa tarde,por favor, onde encontro doces arabes, em brasilia, para que eu possa comprar pela internet, sou apaixonada por esses doces. obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Anônima querida, ultimamente ando meio distante de Brasília, e em minhas passagens por aí, comi em vários restaurantes árabes que não serviam doces.

    ResponderExcluir