sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MANGAI - Brasília - De bodega nordestina á restaurante premiado.

Afunhanhado na capital dos candangos, fui mais uma vez carreado pelo arretado Belezoca (que na verdade é todinho uma marmota enxovalhada de tão atimotado que é) a conhecer um dos restaurantes mais “princesos” de BSB, o Mangai.
O restaurante, uma frô mimosa de tão embonecado, nem parece que surgiu de uma geréba em João Pessoa pelas mãos de Dona Peréa de Dona Leopoldina do Catolé do Rocha.
Dona Peréa, uma mangaieieira (feirante) da muléstia, que vendia na sua bodega rapadura e queijo do sertão, arribou numa desimbestada só, pelejando que só cachorro grande até chegar com seu restaurante em Brasilia com vista para o Lago Paranoá e Ponte JK, próximo aos Ministérios, Congresso Nacional, Tribunais e Embaixadas.
Mas vamo deixar de riquefife e começar a falar do lugar e do regabofe.
Uma bitela duma estrutura que faz orgulho de ver...Todo decorado no estilo nordestino, com redes, rendas, chitas, frutas, e tudo o mais que um mangai de família deve ter.
Ao chegar, nos estatalamos com uma rural Willys enzambetada no teto do restaurante, e depois, uma surpresa atrás de outra. Um mamulengo dalí, um jumento de barro daqui, e o povo numa zuada só.
Gente saindo pelo ladrão e um espaço tão grande que cabia toda a torcida do Náutico e do Sport Clube Recife dançando frevo.
Quando entrei no salão do bate-entope me refastelei. Pitú, paçoca de pilão, arroz de leite, queijo de cabra, charque, carne de bode e uma batelada de pratos dos mais supimpas que esses olhos, que a terra há de comer, já viram.
Fiz “o” prato e fui pesar. Peeense numa cipuada na boca do bûxo quando vi o preço...R$ 44,00 o quilo.
Quando vi minha comanda tive até uma bilôra...Êita píula pensei eu! E eu aqui de abigobel, achando que ia desembolsar o que desembolso no Prato feito da Dona Maria de Luíz Quatrôlho. Aoooonde?!
Esqueci o siricotico e fui comer. Compensou cada centavo.
Comemos o pitéu acompanhados de uma jarra tão grande de suco fresquinho de cajus do mato, que carecia de mais um timóte para dar conta da arenga com a sucada. O resto, que dava para matar a sede de todo pernambuco, foi rebolado no mato.
Depois da merenda, pense numa leseira grande...
Tudo que eu queria era que tivesse uma rede para tirar uma pestana. E tinha.

10 comentários:

  1. Minha esposa e eu adorávamos o Mangai até o dia de meu aniversário, na semana passada, quando sofremos uma forte intoxicação alimentar e, após muita diarréia e vômitos, passamos a madrugada no hospital. Após contato amigável com o Restaurante, eles se eximiram de qualquer responsabilidade, tratando-nos com absoluta indiferença. Um amigo sofreu o mesmo há cerca de 6 meses, e a recepcionista do hospital também. Pensem: tamanha quantidade e variedade de comida exposta por tanto tempo sob o calor de Brasília, só pode dar nisso. Fica a recomendação: cuidado com o Mangai.

    ResponderExcluir
  2. AMO MANGAI !!!!!!!POR SUA HISTÓRIA E CLARO POR SUAS DELICIOSAS COMIDAS !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. CONTINUA AMANDO O MANGAI, POR SUA HISTORIA DE TRAGEDIA??????? DEPOIS DO ACIDENTE DE ONTEM, Q ALIAS, FOI A DATA DE SEU COMENTARIO, DIFICILMENTE AS PESSOAS CONTINUARAO AMANDO O MANGAI. É REALMENTE UM OTIMO RESTAURANTE, MAS QUEM ESTAVA PRESENTE NAO VOLTA MAIS. QUEM CONSEGUIRA ALMOÇAR OU JANTAR SE LEMBRANDO DA CENA DA MULHER PEGANDO FOGO PELO CORPO TODO E CORRENDO PELO RESTAURANTE!

    ResponderExcluir
  4. esse seu comentário é no mínimo ridículo, eu estava presente vi tudo foi chocante, triste para todos, porém acidentes infelizmente acontecem. Você acha que os proprietários ou qualquer outra pessoa desejaria uma coisa daquelas? Voltarei sim, e me solidarizarei com os proprietários e familiares das vítimas, pois é óbvio que foi uma fatalidade, como pode acontecer até em nossas casas.
    Mas, aquele restaurante é excelente em todos os aspectos e Brasília merece tê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o Mangai não tem uma história de tragédia... Muito pelo contrário: tem uma história respeitável de bons serviços prestados tanto no DF quanto no RN e na PB.
    Entretanto, é lógico que um acidente acontece sem o querer dos envolvidos. Foi um acidente sim (eu também estava lá me servindo na hora), disso ninguém duvida. A pergunta a ser respondida é: poderia ter sido evitado? Creio piamente que sim. Foi absurdo o que aconteceu.
    No que depender de mim, não volto lá tão cedo. Não por achar que irá acontecer a mesma coisa comigo ou com um amigo ou parente. Acho inclusive que isso jamais acontecerá de novo no Mangai. O problema é que vai demorar muito para que eu entre novamente naquele buffet sem que toda aquela cena dantesca volte à minha cabeça, tolhendo, consequentemente, meu apetite.

    ResponderExcluir
  6. Eu tb estava no dia o fogo. A cena foi muito chocante. Estava sentada perto do Chopp e na hora d gritaria corri para pegar minha irma q estava se servindo. Foi qd veio aquela bola em chamas correndo para perto de mim. Foi um pânico total. Mas, que a comida é boa isso é. Não sei se volta lá por esses dias pq só fico pensando q poderia ser meu filho, irmã, mae , padrasto, sobrinha, marido, cunhado. Todos estvam lá. Meu filho q tem 5 anos ficou em estado de choque qd viu o garotinho passando todo queimado. è um trauma.

    ResponderExcluir
  7. o melhor comentario ate agora foi do anonimo de 26/04/2010 as 15:oo. Muito bem definido, tragédia, sim, porem, unica. Voltar la? Sim, porem so daqui a algum tempo. SEnti o mesmo q vc, mas nao soube me expressar no meu comentario anterior, como anonimo do dia 25/04 as 9:00
    um abraço a todos e q Deus abençoe todas as vitimas, inclusive os proprietario q tbem foram vitimas da tragedia.

    ResponderExcluir
  8. Claro que foi um acidente , mas a pericia tem que apurar muito bem está historia de alcool em gel, tem alguma coisa que não está fechando com os fatos!!!!! vamos aguardar e rezar pois as vitimas ainda estão correndo pela vida...

    ResponderExcluir
  9. CONHEÇO e posso provar com as faturas do Cartão de Crédito (em um só mês 700,00) e que por tudo que sei e vejo jamais poderia imaginar um acidente sequer de tão cuidadosos e rigorosos que são com tudo, acontece que em Brasília cresceu rápido e está sendo difícil encontrar funcionários bem preparados e contrata-se o que se encontra! Mas Deus transforma o mal num bem e sei que Deus está com toda a equipe Mangai e também com os acidentados, é ter fé e dar tempo ao tempo. Seriedade e compromisso o Mangai tem consigo e com os clientes e eles estão sendo serenos e maduros ao enfrentar este lamentável acidente. Deus dê sabedoria a todos. Keila.

    ResponderExcluir
  10. A questão dos restaurantes "self servic" é a exposição dos alimentos á disposição da contaminação pela saliva das pessoas que se servem conversando e cuspindo na comida. Ou seja falta a combinação de duas coisas: 1. é necessária a proteção dos alimentos e 2. Educação dos que se servem. Afinal "viemos aqui pra comer ou pra conversar" lembram dessa expressão? Pois é.

    ResponderExcluir