quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Doce Café Empório Mineiro – um catiquin de MinsGerais

meu pedido

Esses dias atrás fez uma manhã quase fria nas terras do pequi, e a convite do brodi glutão Rogerão fomos a mais uma das nossas freqüentes reuniões matinais em um café qualquer da cidade. Desta vez o destino foi o Doce Café, que, aliás, tinha sido me sugerido pela dona onça do camarada, Luisa Dias.

Minas Gerais é um estado primo irmão do nosso Goiás. Daqueles que crescem juntos jogando bola no quintal da casa da vó, saca? As semelhanças nos temperos e nos hábitos são muitas. Do pãozin de queijo com café, até a forma calorosa de ser do povo dos dois estados.

E pra quem não sabe onde começa Goiás e termina Minas Gerias o ponto comum deles em Goiânia é o tal do DoceCafé. Uma lojinha, quase escondida, na rua 9 no setor oeste; logo acima da praça do sol.

Lá tem um empório super charmoso com produtos tipicamente mineiros. Doces, cachaças, canecas estilosas (como era mesmo o nome afrescalhado que você chamou as canecas Rogério?) e afins povoam as prateleiras do local. Mas como eu não fui pra comprar nada, e sim pra tomar café, vamos ao que interessa.

a "lujinha"
Depois de um café espresso (chupa língua portuguesa!) para abrir os trabalhos da manhã, escarafunchei o cardápio atrás de algo mais substancial. O ilustre comparsa já tinha pedido o seu pão de queijo goianinho (recheado com lingüiça – pedido muito corajoso para as 8h30 da matina) e um duplo. Eu fiquei com um Macchiato da Vovó, que substitui o leite condensado por doce de leite, e um pão de queijo mineiro. Segundo o cardápio feito com queijo especial, particularmente não notei nenhuma diferença (o que também não é nada de se espantar).

Tudo estaria muito bem se não fosse um detalhe, que pra mim é mais que essencial. O atendimento um tanto quanto demorado. Até pra nos trazer uma água com gás as atendentes do café enrolaram.

Pode ter sido efeito daquele frio súbito que invadiu a capital do pequi. Vai saber.

abs

3 comentários:

  1. Gostosíssima minha linguicinha encafifada no pão de queijo!
    Cara, esses cafés da manhã são injeção de ânimo em minha vida.
    Em relação ao nome da bagaça, é "Mug".

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do tempero mineiro deste café, mas o atendimento é "slow food" mesmo...

    ResponderExcluir
  3. adoro a torta alemã e enroladinho de queijo

    ResponderExcluir