sexta-feira, 28 de junho de 2013

X (iquis) - foi estranho


Cada vez mais os restaurantes estão aderindo as vantagens da compra coletiva, até mesmo os considerados chiques. Tenho algumas teorias sobre o fenômeno:

  • Uma estratégia de conquista de novos mercados usando a grande base de dados dos sites de compra coletiva como instrumento;
  • Desespero! Se tão ruim pros chiques, meu amigo, imagina só pros pequenos.

Mas mesmo usando as benesses da compra coletiva eles não perdem a pose e praticam um preço “ligeiramente” maior que a maioria dos bares e restaurantes que comumente anunciam nesses sites. E mesmo assim o número de cupons vendidos é bem maior que os demais, seria os novos emergentes comprando seu status via compras coletiva? Vai saber né...

Ontem fomos desfrutar de um desses cupons, adquiro pelo bom e velho groupon, em um desses ditos “chiques”, que aqui vamos chamar de X (lê-se iquis – juto que tentei ao máximo compreender a pronuncia do google translate). Pra ser sincero nunca tive muita vontade de conhecer esse restaurante, sou butequeiro demais pra esse tipo de ambiente, mas achei que seria uma boa experiência.

Quando chegamos ao X (iquis) foi tudo como eu esperava que fosse ser, alguém nos abriu a porta, confirmou nossa reserva e nos encaminhou para nossa mesa. O restaurante é muito bonito, muito bem decorado, com uma boa música ambiente, enfim tudo parte do pacote pra quem busca se manter entre os tops de nossa cidade.

Mas quando chegamos a mesa veio o primeiro estranhamento; o garçom nos trouxe a carta de vinhos, o cardápio de bebidas e uma pequeno cardápio escrito “cardápio especial groupon”. Entendo que para participar das promoções de compra coletiva o restaurante tenha que determinar o prato a ser anunciado, mas nem ao menos nos trazer o cardápio original da casa para nos dar a chance de abrir mão da compra coletiva por algum prato que nos apetecesse, pagando, claro, o preço da casa eles nos deram. E isso foi estranho.

Talvez por essa estranheza inicial eu tenha me travado e não consegui relaxar pra curtir o momento, uma voz do mal (ou do bem sei lá) ficava na minha cabeça: não fale alto, não ria alto, tenha modos para chamar o garçom, etc., e isso foi torturante durante toda a noite. Gosto de sentar em um lugar, relaxar e curtir e confesso que não consegui isso lá.

A promoção dava direito a couvert (conhecido também como entrada), prato principal e sobremesa. Todos muito bem trabalhados visualmente reforçando o que se chama de “qualidade percebida”, e claro todos igualmente saborosos. Afinal se não fosse assim o X (iquis) dificilmente desfrutaria da posição de prestigio que tem.

Mas definitivamente o momento mais estranho da noite veio na hora da conta. Deveríamos acertar apenas as bebidas que consumimos na noite, mas para nosso grande espanto veio no cupom (escrito à caneta) um determinado valor que nos chamou a atenção. Ao perguntarmos ao solicito garçom a que se referia ele nos disse que se referia a uma porcentagem do prato que deveria que deveria ser pago (ou era de responsabilidade, não me lembro agora) ao site de compra coletiva.

Não sei que tipo de negociação que estes sites de compra coletiva fazem com os restaurantes, e tenho absoluta certeza que em nosso voucher do groupon não continha informação alguma que deveria pagar esse tipo de diferença; em outros lugares que fomos através da compra coletiva nunca teve esse tipo de diferença; mas o X (iquis) é fino, benhê, resolvemos pagar sem criar qualquer tipo de polêmica. Saímos dali com estranha sensação de que aquilo realmente foi estranho!


E me desculpe pela fata de imagens no post! Não consegui pensar em nada que transmitisse essa nossa estranheza.

abs
@murilogarcez

9 comentários:

  1. Chuto no Zeus! kkk
    Acredito que vá mesmo de estabelecimento, já usei algumas vezes, e tudo era comum aos demais clientes. Essa "separação" é constrangedora.

    Parabéns pelo blog!

    Patricia Adorno - Goiânia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário Patricia.
      esse Zeus ainda não conheço, onde fica?
      rs

      Excluir
  2. desfrutamos do mesmo estranhamento... e digo que até agora estamos sem entender a tal porcentagem e claro pagamos igualmente sem barraco no restaurante Xiquis.... mas o groupon tinha que esclarecer isso né não... não deixei de me sentir duplamente lesada... "cardápio fechado para os cuponzeiros" e taxa extra... (????)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário
      Já pensei em me infirmar com o site se a taxa faz realmente parte da promoção, apesar de achar pouco provável

      Excluir
  3. Ah, Murilo.... agora estou curiosa!!!
    Por acaso é um tal restaurante que tem o nome francês? L...!? :D
    Pois vi algumas promoções deste tipo no Groupon, e pelo seu relato, chuto que foi neste restaurante, que inclusive que fiquei com vontade de comprar, mas com pé atrás, deixei para lá (Ainda bem!).
    Conte! Sigo vocês no face! Mande inbox se for o caso...
    Me roendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por nos seguir
      Como disse no face nem sob tortura revelo o local! Rsrsr
      Mas deixo a dica que iquis é a pronuncia de X em francês
      Kkkkkk

      Excluir
  4. Nem só os Xerifes do velho oeste nos intimidam com suas "Estrelas de Prata"!
    Rogério Gonçalves

    ResponderExcluir