sábado, 7 de fevereiro de 2009

Parfait de morangos - Richesse

Em uma de minhas tardes chuvosas entre um cliente e outro, fui á pé até a confeitaria Richesse, na Al. Dom Emanuel Gomes (rua do Frans Café e da minha clínica) no setor Marista, Goiânia. Lá entre todos os acepipes, confesso que queria pedir um de cada, escolhi depois de uns minutos de "moça que torta é essa?" o Perfait de morangos.

Essa maravilha da patisserie consiste em uma camada de pão de ló macia, coberto de um suave creme gelado de leite e morangos, delicadamente coberto com geléia da mesma fruta e chantilly.

Não foi a melhor sobremesa que comi, porém, pela sua refrescância e suavidade, comparo a experiência a chupar sorvete de morango debaixo de uma cachoeira.


Receita:

Ingredientes:

Parfait de Morango:

- 270 g de morango;
- 8 colheres (sopa) de açúcar;
- 5 claras;
- 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco;
- 1 vidro de geléia de morango Queensberry;

Pão de ló:

Siga a receita do bolo de rolo aqui mesmo no blog;

Chantilly:

• 500 g de creme de leite fresco
• 10 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Parfait de Morango:

Bata as claras com 2 colheres de açúcar até ficar em ponto de neve. Reserve.
Misture os morangos com 6 colheres de açúcar até formar uma polpa. Junte-a com as claras em neve e despeje sobre o parfait de chocolate.
Deixe no congelador por seis horas. (a geléia é para a montagem).

Chantilly:

Coloque o creme de leite, que deve estar bem gelado, numa tigela. Disponha-a dentro de um outro recipiente com gelo ou com água gelada e bata com um batedor elétrico (se preferir, use um batedor manual por 2 minutos, ou até começar a engrossar. Adicione o açúcar, pouco a pouco, sem parar de bater. Bata por mais 1 minuto, ou até ficar firme. Deve ser batido até que o batedor deixe marcas nítidas quando levantado, mas tome cuidado para não bater demais, pois o creme separa.

Montagem:

Coloque em uma forma camada fina de pão-de-ló, cubra com o parfait, leve ao freezer por 1 hora, quando for servir cubra a mesma com a geléia e faça decorações com o chantilly e morangos frescos.


5 comentários:

  1. PQP... Não dá pra deixar essa propaganda de lado? kkk
    Quer me ferrar mesmo, ne...kkk
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. ou, como vc mesmo diz, é melhor q pamonha frita

    ResponderExcluir
  3. Tiagão, vc viu que eu disse que não foi a melhor que eu comi. A melhor com certeza vai ser: "Amor aos pedaços".mmmmmm

    ResponderExcluir
  4. Neeeem, tenho de adicionar este blog aos meus favoritos!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir